O Vasco da Gama busca não repetir o sufoco que passou em 2023. A meta do novo departamento de futebol do clube é que, através de contratações certeiras e oportunidades de mercado, possa montar um time competitivo que lute para coisas maiores dentro do Campeonato Brasileiro.
O Extra apurou que esse processo de scout e contratação será feito de forma minuciosa. Apesar de dinheiro para investir, a 777 Partners deixa claro que o projeto de investimento pesado se tornará realidade em médio prazo. Enquanto isso, o Vasco da Gama estuda o mercado em busca de oportunidades de ouro, como com Vegetti, Medel e Paulinho no segundo semestre do ano passado. Contratações de certa forma “baratas”, mas que entregaram muito.
Do total de R$ 270 milhões previstos para serem investidos no próximo ano, o Vasco usará apenas parte do recurso para compra de direitos econômicos de atletas, com a maioria do montante sendo disponibilizada para pagar dívidas, manter as contas em dia e para melhorar a estrutura do futebol. Apesar da aquisição de Alexandre Mattos, que tem fama de “gastão”, a empresa irá focar em jogadores que deem retorno no futuro, e não propriamente grandes astros.
Para o Vasco decidir sobre a contratação de um atleta, normalmente leva 10 dias. É preciso que haja aprovação do scout do clube, em seguida do mesmo setor 777 fora do Brasil, para que um relatório seja enviado para o comitê do futebol. A partir daí, a questão financeira é avaliada. Essa demora por parte da empresa americana tem incomodado muito os torcedores vascaínos.
Antes da liberação do recurso, há tratativas com empresários, clube do jogador alvo, e depois a operação passa pela aprovação do comitê de finanças, da parte técnica do Vasco, da 777, e por fim para o “board” da empresa, que vota se o negócio vai adiante. toda uma burocracia que, no ano passado, por exemplo, pode ter atrasado o planejamento da equipe no mercado.
O interesse por um atleta não depende exclusivamente do diretor do futebol, CEO ou treinador, mas também do escritório da empresa, que libera a verba para fazer as transações. Nesse mercado, o Vasco demonstrou interesse em alguns jogadores como Kuscevic, Cacá, Junior Alonso e Allan.
+ Vasco avança com Kuscevic; veja números do zagueiro
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News