O Campeonato Brasileiro já terminou há mais de 2 semanas, mas o Vasco da Gama ainda não contratou ninguém para a próxima temporada. A torcida do Gigante da Colina está impaciente, o diretor Alexandre Mattos vem mapeando o mercado em busca de alternativas, mas a diretoria precisa respeitar a burocracia da 777 Partners para avançar.
É prática do Vasco, desde que se tornou SAF, obedecer a alguns critérios antes de contratar. São exigências feitas pela 777 Partners para tentar evitar equívocos. E Alexandre Mattos tem se inteirado sobre os caminhos burocráticos da empresa. Assim, o diretor executivo lidera o processo, amparado por uma ampla equipe de scouts da própria equipe, além do aval de Ramón Diaz.
O jogador passa por uma série de análises por parte da 777 Partners, em seguida:
- Identificar as carências do elenco
- Definir as características do jogador, dentro da posição procurada
- Perfil deve se encaixar no projeto da 777 (geralmente atletas jovens e que vão se tornar ativos da SAF)
- Analistas de mercado buscam os jogadores de acordo com o perfil traçado pelo departamento de futebol
- “Ok” de Alexandre Mattos e da comissão técnica
- Análise do scout da 777 e aval da empresa
- Negociação com clubes e/ou jogadores
Todos os nomes que intressam ao Vasco da Gama precisam passar pela burocracia da empresa americana, sendo que os investimentos mais baixos tem burocracia menor. Os executivos da 777 devem vir ao Rio de Janeiro nas próximas semanas para acompanhar a janela.
Com mais de R$ 115 milhões investidos na aquisição de jogadores em 2023, a 777 planeja gastar menos com compras de direitos econômicos nesse momento. O Vasco entende que foi formado um time-base e vai em busca de contratações pontuais, sem nomes de muito peso. A intenção é usar a maior parte do aporte de 2024 para quitar dívidas e melhorar a estrutura do futebol.
Isso não significa que o clube não contratará atletas de nível. O Vasco entende que, mesmo gastando menos, pode achar boas oportunidades de mercado e melhorar a equipe, como foi feito na segunda janela de transferências de 2023, trazendo nomes como Vegetti, Medel e Paulinho.
+ Vasco está monitorando a situação de zagueiro ex-Corinthians
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News