O Vasco da Gama acertou a venda de Marlon Gomes para o futebol europeu, depois de muitas sondagens e propostas recusadas. O Shakhtar Donetsk, da Ucrânia, enviou uma proposta muito boa tanto para o clube quanto para o jogador, o que acabou fazendo com que a venda do promissor meio-campista fosse sacramentada nesta quinta-feira (25).
O valor da venda é de 12 milhões de euros, com mais 4 milhões em caso de Marlon Gomes atingir metas no time ucraniano. Algumas dessas metas estão relacionadas ao desempenho do Shakhtar na Liga dos Campeões. Caso o clube simplesmente chegue à fase de grupos nas próximas duas edições da competição, terá que pagar mais 2 milhões de euros (R$ 10,6 milhões) ao Vasco.
Essas são metas consideradas simples pelo Vasco porque, por ser um clube que detém hegemonia na Ucrânia, o Shakhtar disputa a Liga dos Campeões todos os anos. Nas últimas 14 temporadas, a equipe não jogou a fase de grupos em apenas duas ocasiões.
Outros gatilhos podem ser acionados a depender do desempenho do clube ucraniano nas fases seguintes, como oitavas de final, quartas, entre outros, o que dificulta um pouco mais. Importante ressaltar que a venda foi acertada em 3 parcelas de 4 milhões de euros, e que o Vasco manteve 5% de uma venda futura do jogador. O meia-atacante foi representado nas negociações por seu empresário Antenor Junior e pelo agente Pini Zahavi.
Antes do Shakhtar, um clube da Premier League ofereceu 10 milhões de libras esterlinas (quase R$ 64 milhões) por Marlon Gomes. O ge apurou que essa equipe foi o Everton. O Vasco, no entanto, não se interessou pela oferta. O Shakhtar entrou no circuito ciente de que teria que subir os valores e venceu a disputa.
Marlon Gomes, no momento, está junto com a Seleção Brasileira sub-23 no torneio Pré-Olímpico. Isso quer dizer que o jogador não irá mais vestir a camisa do Gigante da Colina e que sairá direto da concentração da Seleção para assinar com o Shakhtar.
+ Confira os clubes que desejam tirar Vegetti do Vasco
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News