A Globo pagou aproximadamente R$ 2,1 bilhão pelos direitos de transmissão do Brasileirão 2023, de acordo com uma planilha à qual a coluna teve acesso com exclusividade. O valor inclui TV aberta (R$ 869,4 milhões), TV por assinatura (R$ 724,5 mi), os repasses de pay-per-view (R$ 302,4 mi) e mais os mínimos garantidos de PPV pagos a Flamengo, Corinthians, Grêmio e Palmeiras, que fizeram a conta total do Premiere chegar a R$ 541,9 milhões no ano passado.
As cotas de TV são pagas em três blocos., segundo a fórmula 40/30/0. 40% é repartido em uma cota igual para todos os clubes, 30% vai para uma cota de acordo com o número de jogos transmitidos, e os outros 30% pagam a premiação de acordo com a classificação do campeonato.
No pay-per-view, o time recebe o percentual de participação de suas torcidas sobre o valor repassado. O exemplo é claro: se um time tem 3% das vendas, receberá 3% dos valores. Mas, claro, existem poréns: Flamengo, Corinthians, Grêmio e Palmeiras possuem quantias mínimas garantidas por contrato e não dependem do tamanho do repasse feito pela emissora com base nas vendas de assinaturas.
CONFIRA QUANTO CADA CLUBE ARRECADOU, DE ACORDO COM A UOL:
Receitas totais:
1 – Flamengo (R$ 275,2 milhões)
2 – Corinthians (R$ 187,2 milhões)
3 – Grêmio (R$ 170,1 milhões)
4 – Palmeiras (R$ 162,6 milhões)
5 – Atlético-MG (R$ 121,2 milhões)
6 – Botafogo (R$ 112,5 milhões)
7 – São Paulo (R$ 111,7 milhões)
8 – Fluminense (R$ 105,7 milhões)
9 – Internacional (R$ 105,5 milhões)
10 – Cruzeiro (R$ 98,5 milhões)
11 – Vasco (R$ 97,6 milhões)
12 – Red Bull Bragantino (R$ 85,8 milhões)
13 – Fortaleza (R$ 73,6 milhões)
14 – Bahia (R$ 72,1 milhões)
15 – Cuiabá (R$ 66 milhões)
16 – Santos (R$ 64,2 milhões)
17 – Coritiba (R$ 49,9 milhões)
18 – Goiás (R$ 49,4 milhões)
19 – América-MG (R$ 42,8 milhões)
20 – Athletico (R$ 41,8 milhões)*
* Recebe apenas pelo contrato de TV aberta. Não são conhecidos ainda os valores referentes a acordos com a TNT, CazéTV e receitas com a Rede Furacão. Esse ranking se refere somente a valores pagos pela Globo.
Receitas de PPV:
1 – Flamengo (R$ 177,3 milhões)*
2 – Corinthians (R$ 118,2 milhões)*
3 – Grêmio (R$ 56,9 milhões)**
4 – Palmeiras (R$ 50 milhões)***
5 – São Paulo (R$ 27,9 milhões)
6 – Vasco (R$ 20,5 milhões)
7 – Cruzeiro (R$ 18 milhões)
8 – Atlético-MG (R$ 16,4 milhões)
9 – Internacional (R$ 15 milhões)
10 – Fluminense (R$ 10,5 milhões)
11 – Santos (R$ 9,95 milhões)
12 – Botafogo (R$ 9,52 milhões)
13 – Bahia (R$ 6,05 milhões)
14 – Fortaleza (R$ 1,96 milhão)
15 – Coritiba (R$ 1,6 milhão)
16 – Goiás (R$ 1,05 milhão)
17 – América-MG (R$ 483,9 mil)
18 – Cuiabá e Red Bull Bragantino (R$ 120,9 mil)
20 – Athletico (R$ 0)****
* Times que possuem garantia de mínimo contratual aplicando seus percentuais de vendas sobre valores projetados para o PPV na época da assinatura dos contratos e corrigidos pela inflação, e não sobre a receita efetivamente obtida e repassada pela Globo aos clubes.
O Grêmio também possui uma garantia mínima contratual de PPV, mas que segue uma fórmula própria de correção anual. No ano passado, a coluna havia informado que o clube gaúcho receberia R$ 45,3 milhões pelo Premiere na Série B em 2022. A planilha acessada na época e distribuída aos clubes, porém, não considerava a fórmula real com a reposição da inflação anual. Por isso houve essa diferença que foi corrigida na projeção para 2023.
*** O Palmeiras possui um contrato de valor fixo de PPV assinado com a Globo em 2021, na época da mudança da TNT para o sportv. A quantia fica em R$ 50 milhões por ano, válida pelas temporadas 2022, 2023 e 2024.
**** O Athletico Paranaense não tem contrato com o PPV da Globo.
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