Pouco mais de 6 meses depois de aceitar uma proposta do Vasco e vir jogar no futebol brasileiro, o saldo vem sendo positivo para Dimitri Payet. Em entrevista ao jornal francês L’Équipe, o jogador de 36 anos, apesar de estar distante de sua família que permanece em Marselha, revelou que está feliz no Brasil e agradeceu ao Gigante da Colina pela oportunidade em um momento muito difícil, de separação com o Olympique de Marseille:
– Não, o divórcio (com o OM) não foi digerido. Honestamente, a ferida nunca vai sarar. A separação foi brutal e muito difícil para mim. Depois, você tem que conviver com isso. Quando cheguei (no Brasil), eu estava no chão. Foi difícil. Na minha cabeça, eu não via onde poderia me recuperar. Obrigado ao Vasco e à torcida que me ajudou a levantar. Foi o amor deles que me salvou. Sem o Vasco, eu estaria morrendo lentamente.
O Marseille prontamente ofereceu um cargo no clube para que Payet continuasse por lá, mas o francês acreditava ter lenha para queimar dentro das 4 linhas. Ele confessa que foi difícil escolher onde jogar depois de sair do clube de sua vida:
– Sim, pensei em encerrar minha carreira. Porque eu não via onde poderia ir. Na Ligue 1? Impossível! Não queria ir para um clube sem pressão ou sem ambição. Eu queria um clube quente, onde as pessoas me odiassem se eu não fosse bom. Então, para mim, acabou. Eu me vi preso.
Durante a entrevista, Payet também se colocou à disposição do ídolo francês Thierry Henry, técnico da seleção olímpica francesa, para disputar os Jogos Olímpicos de Paris. Pela seleção principal, o meia disputo a Eurocopa de 2016, onde a França ficou com o vice-campeonato, e ficou de fora da Copa do Mundo de 2018 por conta de uma lesão na véspera da competição.
– Só há três vagas. Estou à disposição da França. Sei o que é jogar uma Eurocopa no meu país e foi extraordinário. Por outro lado, não sei como é competir nas Olimpíadas. Como francês, adoraria ter essa experiência. Eu gostaria disso, sim. Estou à disposição da seleção francesa, seja ela qual for. Veremos. Há um treinador que vai fazer as suas escolhas, estou confortável com isso.
+ Confira a escalação oficial do Vasco contra o Água Santa
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News