Em um vídeo divulgado nessa semana, o presidente Pedrinho esclarece para a torcida do Vasco alguns pontos sobre a chegada de Felipe no cargo de diretor técnico do Vasco da Gama, avisando que esse é apenas o primeiro de uma série de movimentos que acontecerão:
– Devido ao resultado de domingo, resultado que não tem explicação, eu tive que antecipar alguns movimentos. Então, o Felipe se torna diretor-técnico ao lado do Pedro Martins como diretor-executivo de futebol, e os dois vão se reportar a mim em relação ao futebol. Esse é um dos movimentos entre outros movimentos que vão acontecer.
A declaração do presidente já indica uma mudança na estrutura da SAF e a perda de poder do CEO Lúcio Barbosa, antes manda-chuva do futebol do Vasco. Agora, Felipe e o diretor executivo Pedro Martins vão se reportar diretamente a Pedrinho. O ex-lateral, que foi técnico do Volta Redonda no Carioca, será os olhos e ouvidos de Pedrinho no dia a dia da SAF vascaína.
Lucio Barbosa não goza de prestígio com a torcida vascaína, muito pelo contrário. Durante o ano passado, após a permanência na Série A, o CEO garantiu nomes de peso e muita força do Vasco no mercado de transferências, o que claramente não aconteceu e culminou até mesmo na saída de Alexandre Mattos do clube.
Lúcio foi contratado pela 777 e era visto como o homem de confiança da empresa no Brasil. Nos corredores de São Januário, o futuro do CEO é tido como indefinido no Vasco. Os pares de Pedrinho avaliam como ruim a gestão do chefe executivo e são a favor de mudança. O fato de o presidente ter encontrado os cofres da SAF vazios também não pegou bem. Vale lembrar, antes da liminar, a relação entre os dois já não era das melhores.
Mas hoje, funciona de outra forma. Antes Lucio se reportava apenas à 777 Partners, mas hoje se dirige à Pedrinho. Conversas entre os dois são diárias. O executivo continua na gestão administrativa, cuidando da folha de pagamento, do planejamento financeiro e à frente das tarefas fora do futebol. O CEO se sente fortalecido ao lado de Pedrinho.
Em uma nova função, Lucio não aparece mais como antes. O CEO aparece volta e meia no CT Moacyr Barbosa, mas não tem mais aquela importância no futebol como há poucas semanas atrás. Sua aparição pública deve ser cada vez mais rara a partir de agora.