Após grande vitória no último final de semana contra o São Paulo, o treinador interino Rafael Paiva ganhou força internamente e tem chances de continuar como treinador efetivo do Vasco da Gama. O Cruzmaltino goleou a equipe paulista por 4×1 e deu uma afastada na crise que se aproximava.
Segundo o jornalista Guilherme Abrahão, um dos nomes para assumir seria Ramón Díaz, que retornaria pouco mais de dois meses após sua demissão. Entretanto, existe grande resistência dentro do clube para a volta do argentino e de sua comissão técnica. Se por um lado algumas lideranças são entusiastas do ex-técnico, outros jogadores não aprovam a volta.
O Vasco vive uma crise financeira enquanto a 777 não participa mais da gestão, além de um momento conturbado dentro de campo. Uma solução caseira pode ser a melhor possível. Paiva falou na coletiva pós-jogo:
– Sou muito grato ao que o Vasco me fez. Os quatro jogos foram emocionantes. Acrescentaram demais para a minha carreira. É muito difícil a transição da base para o profissional. Somos taxados como treinadores de base. Para mim, futebol é futebol. Subi do sub-20 para o profissional, com todo mundo questionando se eu dava conta. Para mim, futebol é isso independentemente da categoria ou da idade.
Paiva já havia anteriormente classificado o Vasco da Gama para as oitavas da Copa do Brasil, contra o Fortaleza, após comandar a equipe nos jogos de ida e de volta. O uso da base, que decidiu a última partida, também contou pontos a favor do interino.