O atacante Arthur Sales, de 22 anos, foi vendido pelo Lommel SK, da Bélgica, na última semana por 3 milhões de euros (R$ 18,3 milhões, na cotação atual) para o Mamelodi Sundows, da África Sul. Por ser o clube formador do atleta, o Vasco da Gama terá direito a um valor milionário.
Além de se beneficiar do mecanismo de solidariedade, que representa aproximadamente 2% do valor da transferência, o clube de São Januário ainda mantinha 20% dos direitos econômicos do atleta. O Cruz-maltino já está por dentro da transferência e aguarda cair o pagamento de R$ 4 milhões nos cofres.
+ Gigante! Vasco ultrapassa grande marca de sócios; confira
Antes de ser transferido para o Sundowns, da África do Sul, o atacante Arthur Sales atraiu interesse de diversos clubes europeus. O jogador foi procurado por times como o Sheriff, da Moldávia, e o Goztep, da Turquia, além de algumas equipes holandesas. No entanto, todas essas propostas tinham um ponto em comum: eram ofertas de empréstimo.
O Sundowns, por outro lado, apresentou uma proposta de compra definitiva ao Lommel, o que garantiu a contratação do jogador, que já havia passado por empréstimos ao Paços de Ferreira, de Portugal, e ao Bahia, na última temporada.
Passagem pelo Vasco
Arthur Sales, que se destacou nas categorias de base do Vasco da Gama, não conseguiu repetir o mesmo sucesso no time profissional. Promovido ao elenco principal no início de 2021, Sales participou de dez jogos como profissional, não marcou gols e registrou apenas uma assistência na Série B daquele ano.
Com dificuldades financeiras naquele período, o Gigante da Colina viu como positiva a venda do jovem, já que era uma oportunidade crucial para aliviar suas contas. O valor da negociação, que inicialmente chegou a ser penhorado, permitiu ao clube utilizar os recursos para quitar salários atrasados de funcionários e dívidas com fornecedores.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News