O Vasco da Gama enfrenta o Red Bull Bragantino neste sábado, às 19h, em São Januário, pela 21° rodada do Campeonato Brasileiro. Uma vitória será de suma importância pro Gigante da Colina, que precisa voltar ao caminho das vitórias depois de 2 derrotas consecutivas na competição, fora de casa, contra Atlético Mineiro e Grêmio.
Mas para o confronto, o Vasco terá um desfalque muito importante. Trata-se do meio-campista Matheus Carvalho, o Cocão, que vem sendo peça fundamental no esquema de Rafael Paiva. Desde que assumiu a equipe, o treinador vem escalando Matheus como titular em todo jogo, por conta de seu grande poder de marcação e habilidade na saída de bola, se tornando titular absoluto da equipe.
Com isso, Paiva terá que encontrar alguma opção como substituto. Alguns jogadores surgem como possíveis titulares para a partida contra o Bragantino. Bruno Praxedes, que saiu do time titular na última partida, pode fazer seu retorno entre os 11 iniciais, aumentando a criatividade do meio de campo mas fazendo o time perder em intensidade na marcação.
+ Confira atrações confirmadas para comemoração de 126 anos do Vasco
Zé Gabriel é um jogador um pouco mais acostumado na posição, mas não vem jogando frequentemente. Desde a saída de Álvaro Pacheco, o volante não vem tendo minutagem com a camisa do Vasco e parece ter pulado para o fim da fila, com outras opções à sua frente. Inclusive, Zé passa a ser um dos jogadores que podem deixar o Cruzmaltino durante essa janela de transferências.
A torcida também fica ansiosa para a estreia do volante Souza na equipe titular. Após muito sucesso no futebol europeu, o jogador está se preparando fisicamente para virar peça importante na rotação de jogadores do Vasco. Entretanto, no momento, Souza só está apto a jogar 45 minutos de partida, ou seja, um tempo de jogo, segundo o DESP.
Pablo Galdames também é uma opção, mas no momento deve ser o menos provável de assumir a vaga. Também cotado para deixar o Vasco nessa janela de transferências para abrir espaço na folha salarial, o jogador, que vinha sendo titular durante todo o ano, perdeu totalmente o espaço com a chegada de Rafael Paiva, por muitas vezes nem constando na lista de relacionados.
Então, por fim, o favorito a assumir a vaga é JP. Cria das categorias de base do Vasco, o jogador vem crescendo durante o ano e mostrando um grande potencial. JP foi bem todas as vezes que foi exigido e, apesar de ser um jogador mais técnico e com pouca pegada na marcação, deve ser o titular na partida contra o Bragantino. Rafael Paiva, vale lembrar, era treinador do sub-20 do Gigante da Colina e tem um grande apreço pelo atleta, que foi seu jogador por muito tempo nas categorias de base.
Reestreia de Coutinho pelo Vasco em São Januário
Vale lembrar também que o confronto contra o Bragantino marca o reencontro de Philippe Coutinho com a torcida do Vasco depois de 14 anos em São Januário. Foram quatro jogos longe do Rio de Janeiro desde a chegada do camisa 11. Em três deles, Coutinho esteve em campo. A primeira partida foi logo contra o Atlético Mineiro, na derrota por 2×0.
Mas a sequência fora de casa não foi como o Vasco esperava. Foram duas derrotas, um empate e somente uma vitória. Dos males, o menor. O Cruzmaltino saiu vivo de Goiânia na disputa das oitavas de final da Copa do Brasil diante do Atlético-GO. Uma vitória simples em São Januário nesta próxima semana garante o Cruzmaltino na próxima fase, as quartas de final, onde não chega desde 2015. No Brasileiro, foram duas derrotas nos últimos dois duelos. Por isso, o retorno para casa e com Philippe Coutinho é visto como fundamental na escalada na Série A.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News