O zagueiro brasileiro naturalizado português e recentemente especulado no Vasco, Pepe anunciou nesta sexta-feira sua aposentadoria do futebol. Aos 41 anos, o defensor campeão da Eurocopa de 2016 pela seleção portuguesa divulgou um vídeo nas redes sociais mostrando algumas das várias taças que conquistou em sua vitoriosa carreira, em clubes gigantescos como Real Madrid e Porto.
O jogador foi especulado no Vasco da Gama nas últimas semanas. Segundo informações veiculadas na mídia, Pedrinho chegou a entrar em contato com o jogador para tentar viabilizar a contratação. Pepe até gostou da ideia de jogar no Vasco, mas acabou rejeitando motivado pela violência proporcionada pelo futebol em solo brasileiro.
+ Barca no Vasco? Confira os jogadores que devem sair do Cruzmaltino
Natural de Maceió, Pepe, cujo nome de batismo é Képler Laveran Lima Ferreira, iniciou nas categorias de base do Corinthians-AL e se profissionalizou no futebol português no Marítimo em 2001. Em 2004, foi para o Porto, onde se destacou e acabou sendo negociado com o Real Madrid três anos depois. Na mesma época, se naturalizou português.
Após vários títulos no Real em uma década na Espanha, se transferiu para o Besiktas. Posteriormente, em 2019, retornou ao Porto. Pepe chegou a receber sondagens de clubes sauditas e brasileiros para seguir no futebol na temporada 2024/25, mas preferiu pendurar as chuteiras. Pela seleção portuguesa, disputou 141 partidas e fez oito gols. Conquistou 31 títulos ao longo da carreira, entre os quais três Ligas dos Campeões, dois Mundiais de Clubes e uma Supercopa da Europa.
No Instagram, seu grande companheiro de Real Madrid e Seleção Portuguesa, Cristiano Ronaldo, deu felicitações por sua carreira, relembrou das taças que junto ganharam e fez uma declaração ao seu amigo pessoal:
– Não existem palavras suficientes para expressar o quanto significas para mim, amigo. Ganhámos tudo o que havia para ganhar em campo, mas a maior conquista é a amizade e o respeito que tenho por ti. És único, meu irmão. Obrigado por tanto.
Vasco continua atrás de reforços no mercado de transferências
Sabendo da necessidade de reforços, principalmente na defesa, o Vasco já vai se movimentando na janela de transferências. Segundo apuração do canal Atenção Vascaínos, a diretoria do Vasco vem negociando com jogadores e tem nomes encaminhados tanto para a defesa, um zagueiro, quanto para o setor ofensivo. Além disso, o clube pode apresentar jogadores também além dos considerados “pontuais”, trazendo até 4 reforços na janela.
O canal Atenção Vascaínos também confirmou que existe a chance inclusive do Vasco da Gama utilizar investida em dinheiro nessas novas contratações, algo que há pouco tempo vinha sendo completamente descartado pela própria diretoria. Dessa forma, o clube começa a olhar diferente para o próprio mercado e a expectativa é de novidade em breve.
No momento, o Vasco já anunciou quatro reforços nessa segunda janela de transferências de 2024. A maior contratação, claro, foi de Philippe Coutinho, que chega com status de craque que pode decidir a temporada para o Cruzmaltino. Infelizmente, o craque do meio de campo sofreu uma lesão nessa semana e deve ficar em torno de 4 semanas parado, até voltar aos gramados.
Outros nomes também são conhecidos do vascaíno. Souza e Alex Teixeira, revelados nas categorias de base do Vasco, também são outros dois nomes que voltam para São Januário. O volante chega no Cruzmaltino depois de longa carreira na Europa, enquanto Alex Teixeira retorna ao elenco que fazia parte no ano passado, ainda com Ramón Diaz. Por fim, Emerson Rodríguez também chega como uma opção de velocidade pelas pontas, vindo do Inter Miami.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News