Não é surpresa para ninguém que o Vasco da Gama estaria ativo no mercado de transferências no final dessa janela. O Gigante da Colina e sua diretoria sabem da dificuldade apresentada pelo atual elenco em alguns setores, principalmente no que diz respeito a dupla de zaga e as pontas, então vai ao mercado em busca de corrigir alguns problemas.
Nesse sentido, diversos jogadores foram especulados e, ontem, o canal Atenção Vascaínos trouxe alguns nomes que foram procurados pelo Vasco. Um deles é o do atacante Gonzalo Plata, do Al-Sadd. O jogador é um nome de destaque do futebol do Equador e inclusive foi titular da seleção durante a última disputa de Copa do Mundo.
+ Galdames entra no radar de clube sul-americano
Entretanto, apesar de ser uma contratação muito boa do ponto de vista técnico, esbarra em duas questões. A primeira é que o jogador prefere atuar pela ponta direito, já que é canhoto. Ou seja, Gonzalo Plata é da posição de Adson, que vem jogando muito bem e se tornou titular absoluto do Vasco. Na verdade, o Vasco pretende contratar um atleta para atuar do outro lado do campo, assumindo a posição que vinha sendo de David.
Outro fator que pode ser determinante na contratação do equatoriano é o valor financeiro envolvido na negociação. O Al-Sadd pede cerca de 8 milhões de dólares para liberar o equatoriano, ou um valor próximo disso. O Vasco não tem esse dinheiro nesse momento e terá que fazer uma operação financeira para viabilizar a contratação.
Outros nomes também foram especulados, como Brian Rodríguez e Yuri César, ambos pontas e que atuam pelo outro lado do campo, a prioridade do Vasco da Gama. Por conta de valores e posicionamento dentro de campo, Gonzalo Plata parece ser a última opção do Vasco entre os 3 o momento, mas a situação do mercado de transferências irá ficar mais claro nos próximos dias.
Como o Vasco busca reforços?
Segundo a apuração de Mário Coelho, na saída do jogo do Vasco contra o Atlético Goianiense, o executivo Marcelo Sant’Ana confirmou a busca por novos atletas, mas para contratar reforços nessa janela o Vasco precisa conseguir saídas de mais jogadores do atual elenco. Segundo o executivo, existem conversas com pelo mais 4 jogadores pra possíveis saídas do clube.
Poucas semanas atrás, o diretor de futebol Marcelo Sant’Ana esfriou um pouco a ânsia da torcida por contratações e disse que “o campo fala”, quando perguntado sobre a necessidade de reforços. No momento, o Vasco está com 3 jogos sem vencer no Brasileirão e vem de apenas 1 vitória, sofrida contra o Atlético, nas últimas 5 partidas. Portanto, a necessidade se mostra uma realidade no Cruzmaltino:
– Eu falo diariamente aos jogadores, quem me diz se o Vasco tem que contratar, são eles. A verdade do futebol é o campo. Se os jogadores entregam bom desempenho e bons resultados para a equipe. Isso é uma sinalização que a gente pode ter um pouco mais de equilíbrio na tomada de decisão. Então eu busco sempre ser muito equilibrado e consciente nesse aspecto, porque contratar jogador não é a parte mais difícil. Agora encaixar esse jogador na nossa mecânica de trabalho, que esse jogador respeite o clube de verdade. Porque se depois, se o jogador não tem performance, quem precisa renegociar esse atleta com outro clube, muitas vezes a dificuldade é grande. O clube fica inchado e sem competitividade, que é o principal. Então o Vasco tem priorizado essa questão da competitividade, a gente ter jogadores que realmente possam entregar ao Vasco o que o torcedor cruzmaltino merece – disse o diretor de futebol do Vasco há 3 semanas.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News