Em manhã inspirada de Xuxu, Vasco da Gama/Belford Roxo venceu o Olaria por 3 a 0 no Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, e se sagrou campeão carioca de futsal sub-20. Os gols foram marcados por Allan, que fez dois, e Xuxu.
O título vem no primeiro campeonato disputado após a volta do futsal ao Gigante da Colina. O projeto também conta com as equipes adulto e feminina, ambos chegaram até as semifinais do Campeonato Carioca.
O JOGO
No primeiro tempo, muito equilíbrio na posse de bola, quase todas as jogadas do Vasco passavam por Xuxu, buscando sempre a finalização. Pelo Olaria, Pity e Fred comandavam os ataques, mas a melhor chance veio com GB, num chute forte com grande defesa do goleiro vascaíno, Vitinho. Faltando um minuto para o fim do primeiro tempo, Allan recebe pela direita, vai pra cima da marcação, consegue o drible e solta um foguete para abrir o placar, sem chances para o goleiro Bernardo. Ainda deu tempo de mais um: faltando 15 segundos, Allan recupera a bola e puxa contra-ataque, toca para Xuxu que devolve para Allan, sem goleiro, ampliar, 2 a 0 e o fim do primeiro tempo.
Na segunda etapa o Olaria teve mais posse de bola, foi pra cima e marcou pressão, o Vasco por outro lado, parecia estar preparado para se defender e sair nos contra-ataques. A equipe da Rua Bariri teve boas chances em finalizações de Formiga, Carlos Alexandre e Pedro Mello. O técnico José Carlos Farias colocou Kaio como goleiro-linha para tentar uma pressão mas não obteve sucesso. Faltando 5 segundos para o término do jogo, Vitinho cobrou tiro de meta rápido para Xuxu, que chutou direto para o gol vazio do Olaria, a marca para coroar o grande campeonato do craque vascaíno.
O auxiliar-técnico Cruzmaltino, Diego Santana, falou à equipe do Papo na Colina.
-Durante esses quatro meses a gente teve diversas dificuldades, mas a gente nunca deixou de trabalhar, de treinar e de se dedicar. A gente não conhecia quase ninguém, tanto eu quanto o Fábio (treinador) começamos agora na federação e formando uma comissão, e foi fantástico, esses meninos tem uma qualidade absurda que facilitou o nosso trabalho.
Xuxu, craque do campeonato também falou sobre a importância do título.
– É bom para dar continuidade para quem é primeiro ano, formamos uma equipe forte e ano que vem vamos buscar o título de novo.
Por: João Pedro Isidro
Confira fotos da partida abaixo