A demissão de Fábio Carille, anunciada após a derrota para o Cruzeiro por 1 a 0 no último domingo (27), fez o Vasco atingir um recorde nada positivo: o clube carioca se isolou como o time que mais trocou de treinadores no futebol brasileiro no século 21. São 55 trocas desde 2001, ultrapassando o rival Flamengo, que soma 54 mudanças no mesmo período.
O levantamento foi realizado pelo jornalista Rodolfo Rodrigues, da Placar. Além do Vasco, outros clubes que mais mudaram de técnicos desde 2001 são o Flamengo (54), Fluminense (46) e Botafogo (45).
Ranking de trocas de técnicos entre 2001 e 2025:
- Vasco: 55 trocas (40 técnicos)
- Flamengo: 54 trocas (38 técnicos)
- Fluminense: 46 trocas (32 técnicos)
- Botafogo: 45 trocas (41 técnicos)
- Atlético-MG: 43 trocas (32 técnicos)
- Cruzeiro: 43 trocas (33 técnicos)
- Internacional: 40 trocas (30 técnicos)
- Santos: 40 trocas (31 técnicos)
Fábio Carille no Vasco
Contratado no início da temporada, Carille deixa o Vasco após 19 partidas, com nove vitórias, três empates e sete derrotas. Apesar dos números equilibrados, o desempenho da equipe não convenceu a diretoria, que decidiu pela mudança de comando para tentar salvar a temporada.

Fábio Carille no duelo contra o Lanús — Foto: André Durão
Fernando Diniz é o favorito para assumir
Sem perder tempo, a diretoria vascaína já tem um alvo bem definido: Fernando Diniz. O técnico, que está livre no mercado após passagem pelo Cruzeiro no início do ano, é o preferido de Pedrinho, presidente do Vasco, e conta com o apoio da cúpula de futebol do clube.
Segundo apuração da Itatiaia, ainda não houve uma proposta oficial, mas o nome de Diniz é, neste momento, o único cogitado internamente. O diretor técnico Felipe, que também é entusiasta do trabalho do treinador, assumirá interinamente — assim como já ocorreu nas rodadas finais do último Brasileirão — até que a situação se resolva.

Fernando Diniz, técnico da Seleção, durante treino — Foto: Joilson Marconne / CBF
A expectativa dentro do clube é acelerar as negociações para tentar contar com um novo treinador já na quinta-feira (1º), quando o Vasco enfrenta o Operário-PR, fora de casa, pela terceira fase da Copa do Brasil. Mesmo que o novo comandante ainda não esteja à beira do campo, a ideia é que participe da preparação para o jogo.
+ Vasco está negociando com Diniz? Saiba toda a verdade
Outro motivo para a pressa é a disputa na Copa Sul-Americana. O Vasco está na vice-liderança de seu grupo, atrás do Lanús, e precisa vencer para tentar garantir a classificação direta às oitavas de final.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News






