O Vasco anunciou oficialmente, nesta sexta-feira, a contratação do diretor executivo Alexandre Pássaro que estava trabalhando no São Paulo até então. Em sua primeira entrevista como novo profissional do Cruzmaltino, o gerente não escondeu a felicidade por trabalhar no Gigante da Colina e fez questão de enaltecer o clube.
Por Fabio Torres
”Estou muito feliz por assumir esse grande desafio que é estar à frente do departamento de futebol do Vasco da Gama. É um sonho para qualquer profissional de futebol trabalhar neste clube, com tanta história e tradição. Minha motivação é enorme e tenho certeza que juntos – diretoria, comando técnico, jogadores e torcida – teremos momentos felizes pela frente”, falou o executivo, em entrevista o site oficial do clube.
Pássaro deixa o São Paulo na liderança do Campeonato Brasileiro, tendo conquistado 56 pontos – 7 a mais que o segundo colocado Atlético-MG. Fora isso, ainda conseguiu levar o Tricolor Paulista para a semifinal da Copa do Brasil, na qual o SPFC acabou eliminado para o Grêmio.
O Vasco divulgou o currículo do profissional que é bastante pesado para um diretor executivo de apenas 31 anos de idade. Confira:
”Formado em direito pela PUC-SP, Alexandre Pássaro iniciou sua carreira no âmbito jurídico no mercado corporativo, mas ainda em 2009 começou a trabalhar com futebol. Mestre em Contratos, ele começou a carreira no futebol na empresa C2b Sports, que fazia a gestão do Rio Claro FC, até chegar à Traffic Sports, em 2012 e, posteriormente, assumir a Vice-Presidência do Desportivo Brasil, clube formador de talentos, antes de chegar ao São Paulo FC em 2015.
Alexandre Pássaro concluiu cursos como o ‘The International Coaching License’, da The Football Association, na Inglaterra, em 2014, e ‘Gestão de Futebol’, na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), em 2015. Ele está cursando, atualmente, o “Licença A” de treinadores da CBF e o “Club Management Program”, ministrado pela European Clubs Association (ECA) em sete países ao redor do mundo.
Estudioso e adepto de um trabalho que mescla suas experiências jurídicas e de gestão de futebol, Pássaro se formou, em 2019, no curso ‘The Business of Entertainment, Media and Sports’, em Harvard, pensando no aperfeiçoamento de suas funções.
Além disso, com a relação que construiu com seus pares ao redor do mundo, o profissional tem no currículo vários intercâmbios nos principais clubes do mundo, como FC Barcelona, Manchester United FC, Chelsea FC, Liverpool FC, West Ham United FC, Sunderland AFC, Manchester City FC, Stoke City FC, Wolverhampton WFC, Fulham FC, Watford FC, Sevilla FC, Real Betis Balompié, e Espanyol de Barcelona”, publicou o Vasco.