Como todos os vascaínos já sabem, Vanderlei Luxemburgo voltou para o Cruzmaltino para tentar livrar o Gigante da Colina mais uma vez do rebaixamento. Em 2019, o técnico foi contratado para o mesmo objetivo e acabou tendo êxito! Não só salvou o Vasco, como ainda classificou para a Copa Sul-Americana de 2021; na oportunidade o clube terminou o Campeonato Brasileiro na 12ª posição e jogando de forma competitiva.
Por Fabio Torres
O Campeonato agora é o de 2020/21 e a missão é bem complicada também! No entanto, a pergunta que não quer calar é a seguinte: qual desafio é o mais difícil? O de 2019 ou de 2020?! Para compararmos as duas temporadas, dividimos os contextos em três fatores: momentos das equipes no Brasileirão, elencos e organização do clube.
Momentos das equipes no Brasileirão – 2019 > 2020/21
O momento atual do Vasco é pior que o da temporada passada. O maior motivo é o tempo curto de agora – Luxemburgo só terá 12 jogos para salvar o Cruzmaltino do rebaixamento no campeonato atual. Em 2019, o treinador pegou o time na quinta rodada do Brasileirão, portanto, tinha praticamente a competição toda para salvar o Gigante da Colina da queda para a segunda divisão.
Elencos – 2019 > 2020/21
O atual elenco do Vasco é pior que o da temporada passada. Em 2019, o Cruzmaltino contava com alguns nomes importantes para o ataque e que estavam em boa fase, como Rossi e Marrony. Rossi, inclusive, foi o líder de assistências do Cruzmaltinos naquele ano. Agora, o plantel tem muita deficiência do meio para frente. Somente Germán Cano tem salvado e o Gigante da Colina ainda perdeu o seu principal articulador e camisa 10, Martín Benítez.
Organização do clube – 2019 < 2020/21
O Vasco está mais organizado atualmente que na temporada passada. Em 2019, os salários ficavam três, quatro meses atrasados e sem uma expectativa de pagamento. Atualmente, o clube está devendo dois meses e com perspectiva de pagamento. Vale ressaltar que dever salários é algo péssimo, mas é menos pior ter dois meses de débito e com alguma esperança de pagamento, que ter três, quatro meses, sem nenhuma expectativa de pagamento.
Outro ponto importante que precisa ser mencionado é o CT. Atualmente, o Gigante da Colina conta com um Centro de Treinamento próprio para treinar, enquanto em 2019 ainda não tinha; Luxa sempre foi um profissional que sempre destacou a importância de uma estrutura moderna para desenvolver o futebol.
OBS: Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Papo na Colina. Reflete a opinião do editor-chefe do portal, Fabio Torres.