Se em 2024 o Vasco chegou até a semifinal da Copa do Brasil, muito do mérito passou pelos pés de Lucas Piton. Decisivo em praticamente todas as fases da campanha passada, o lateral volta a ser esperança cruz-maltina para o clássico contra o Botafogo, nesta quinta-feira (11), às 21h30, no Nilton Santos, pelo jogo de volta das quartas de final da competição.
+ CBF conversa com Vasco sobre convocação de jóia para o Mundial

A partida terá um significado ainda maior para o jogador: será o seu 150º jogo com a camisa do Vasco. Desde que chegou em 2023, Piton soma oito gols e 25 assistências, números que o colocam entre os laterais mais produtivos do futebol brasileiro.
Números em 2025
Na atual temporada, o camisa 6 já deu dez assistências e marcou um gol, liderando o ranking de garçoms da equipe com o dobro do segundo colocado, Nuno Moreira (cinco passes para gol). Sob o comando de Fernando Diniz, Piton cresceu de rendimento: seis das onze participações em gols no ano aconteceram com o treinador.
Na Copa do Brasil de 2025, participou diretamente de apenas um gol, contra o CSA, mas vem de boa atuação defensiva no jogo de ida contra o Botafogo. Agora, busca repetir o papel decisivo que desempenhou em 2024.
+ Vasco: Jair inicia preparação para nova cirurgia após grave lesão no joelho

Herói da Copa do Brasil em 2024
A trajetória de Piton na edição passada foi marcada por lances memoráveis:
- Água Santa: gol nos acréscimos que levou a decisão para os pênaltis, além de converter sua cobrança.
- Terceira fase: virou o jogo contra o adversário em São Januário e voltou a marcar presença nas penalidades.
- Atlético-GO: assistência para Vegetti empatar fora de casa e gol da classificação na volta.
- Athletico-PR: cruzamento preciso para Vegetti empatar e levar a disputa para os pênaltis, em classificação heroica na Arena da Baixada.
O desafio contra o Botafogo
Agora, Piton sonha em repetir o protagonismo no clássico. Para avançar às semifinais, o Vasco precisa de uma vitória simples no Nilton Santos. Mais uma vez, a bola parada e os cruzamentos do lateral podem ser a chave para o time de Diniz.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News







