O Vasco da Gama respira um pouco mais aliviado no campeonato após uma bela vitória por 3×0 diante o Botafogo em São Januário. O Gigante da Colina agora ocupa a 15ª posição no Brasileirão, com uma vantagem de 3 pontos do Z-4.
O técnico Vanderlei Luxemburgo conseguiu 4 pontos em dois jogos, contudo, para além do resultado, o treinador conseguiu uma mudança na postura da equipe em campo. Essa mudança, passa principalmente por uma maior organização da equipe durante o jogo.
Contra o Botafogo, o Vasco fez sua partida com mais desarmes em todo o campeonato, foram 21 no total. Além disso, após sofrer algumas goleadas recentemente, o Gigante da Colina não sofreu nenhum gol nas duas partidas sob o comando de Vanderlei. Mesmo considerando a fragilidade do adversário, que atualmente se encontra na vice lanterna da competição, o Cruzmaltino cedeu apenas 1 grande chance de gol ao Botafogo.
Na estreia do técnico, contra o Atlético-GO foram 2 grandes chances cedidas. Nesse início de trabalho, podemos perceber uma melhor organização no meio-campo da equipe que atuou com Bruno Gomes, Léo Gil e Juninho. Com os três atletas jogando de maneira mais compacta, facilitou o trabalho defensivo como um todo do Gigante, sobrando menos espaço para o adversário criar oportunidades.
Na coletiva pós-jogo, o técnico comentou sobre essa evolução com a sua chegada.
– Nós tínhamos 36 gols tomados e 29 feitos, então tinha um déficit da parte defensiva. Eu tinha que corrigir esse déficit de não tomar gol e procurar aumentar a parte ofensiva que é fazer gol.
O treinador cometeu um pequeno equívoco ao comentar sobre os gols sofridos, pois, na verdade o Vasco tomou 39 gols no campeonato, sendo a 4ª equipe que mais sofreu gols (empatado com Coritiba). É fato que ainda existem muitos pontos para serem melhorados, ainda é muito cedo para tirar qualquer conclusão sobre a melhora defensiva da equipe, entretanto, fica evidente uma evolução neste quesito. Uma equipe mais organizada, fica menos exposta ao adversário.
Por: Andreolle