O Vasco chega ao clássico contra o Flamengo de Filipe Luís, no próximo domingo (21), às 17h30 (de Brasília), pressionado por um incômodo tabu. O Cruz-Maltino, comandado por Fernando Diniz, não vence no Maracanã há 759 dias — uma sequência de 12 jogos sem triunfos no estádio. Além disso, também amarga longa seca diante do maior rival.
+ Vasco estreia contra o Cuiabá na Copa do Brasil Sub-20

A última vitória do Vasco no “Maior do Mundo” aconteceu em 20 de agosto de 2023, quando Serginho marcou o gol do triunfo por 1 a 0 sobre o Atlético-MG, em duelo que contou com mais de 53 mil torcedores e a apresentação de Dimitri Payet antes da bola rolar. Desde então, a equipe acumula sete derrotas e cinco empates, com aproveitamento de apenas 13,8% no estádio.
Retrospecto recente
Em 2024, o time não conseguiu se impor no Maracanã. Foram sete partidas, entre Carioca e Brasileiro, com empates contra Flamengo, Fluminense e Nova Iguaçu, além de derrotas pesadas, como o 6 a 1 para o Rubro-Negro. Já em 2025, a sequência ruim continuou, com três derrotas e apenas um empate em quatro jogos, todos clássicos.
O jejum também se repete diante do Flamengo. A última vitória sobre o rival foi em 5 de março de 2023, pelo Campeonato Carioca, com um golaço de Puma Rodríguez. Desde então, o Vasco acumula oito derrotas e três empates em 11 confrontos — apenas 9% de aproveitamento.
+ Veja as chances de rebaixamento do Vasco após tropeço em casa

O clássico deste fim de semana será, portanto, uma oportunidade para Fernando Diniz tentar quebrar dois tabus: vencer no Maracanã após mais de dois anos e superar o Flamengo de Filipe Luís, mantendo o Vasco fora da zona de rebaixamento.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News







