O Vasco pode encerrar três grandes tabus de uma só vez caso vença o Flamengo no próximo domingo (21), no Maracanã. Uma vitória colocaria fim a uma sequência de 11 jogos sem bater o rival, seria a primeira no Brasileirão após quase 10 anos e ainda acabaria com o maior jejum do clube no novo Maracanã, que já dura 12 partidas.
+ Vasco barra ida de joia ao Mundial Sub-20 e Leandrinho é convocado

Apesar do retrospecto recente desanimador, o Cruz-Maltino tem um trunfo importante: Fernando Diniz. Desde 2019, início da era vitoriosa do Flamengo, nenhum treinador derrotou o Rubro-Negro tantas vezes quanto o atual comandante vascaíno.
São 24 jogos no total, com sete vitórias, sete empates e 10 derrotas para Diniz contra o Flamengo, números alcançados em passagens por Fluminense, São Paulo, Santos e Cruzeiro. Essa será, no entanto, a primeira vez do treinador à frente do Vasco no Clássico dos Milhões.
Diniz já foi protagonista de vitórias marcantes contra o rival. Em 2020, pelo São Paulo, aplicou um 4 a 1 no Maracanã e eliminou o Rubro-Negro na Copa do Brasil com um agregado de 5 a 1. Em 2023, comandando o Fluminense, venceu a final do Carioca também por 4 a 1, conquistando o título sobre o rival.
Nos últimos confrontos, porém, a vantagem mudou de lado. Desde 2024, Diniz perdeu quatro dos cinco duelos contra o Flamengo, que passou a liderar o histórico recente.
Melhor que Abel Ferreira
Entre os técnicos que venceram o Flamengo pelo menos três vezes desde 2019, Diniz aparece em 5º lugar em aproveitamento (38%), mas é o que mais enfrentou o clube. O número supera até o de Abel Ferreira, que soma 36% de aproveitamento contra o Rubro-Negro comandando o Palmeiras.
Ranking de técnicos que mais venceram o Flamengo desde 2019:
- Jorge Sampaoli – 3 vitórias, 1 derrota (75%)
- Guto Ferreira – 3 vitórias, 1 empate, 1 derrota (67%)
- Maurício Barbieri – 3 vitórias, 3 empates, 4 derrotas (40%)
- Mano Menezes – 3 vitórias, 5 empates, 4 derrotas (39%)
- Fernando Diniz – 7 vitórias, 7 empates, 10 derrotas (38%)
- Roger Machado – 4 vitórias, 3 empates, 7 derrotas (36%)
- Abel Ferreira – 3 vitórias, 6 empates, 5 derrotas (36%)
- Juan Pablo Vojvoda – 3 vitórias, 1 empate, 5 derrotas (28%)
+ Força Jovem do Vasco dispara após operação: “Injustiça, não encontraram nada”

Com a pressão do Brasileirão e a chance de quebrar tabus históricos, o Vasco aposta na experiência e no retrospecto de Fernando Diniz para, enfim, voltar a vencer o maior rival.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News






