Com a arrancada recente no Campeonato Brasileiro, o Vasco mudou seu patamar na competição, mas a briga principal segue sendo a pela permanência na Série A. Levantamentos de diferentes sites especializados em probabilidades apontam que a chance de rebaixamento, embora pequena, ainda existe. Já o sonho de uma vaga na Libertadores é considerado remoto pelos matemáticos.
+ Complicou? Confira os próximos cinco jogos do Vasco pelo Campeonato Brasileiro
Risco de rebaixamento ainda é uma realidade
Apesar da boa vantagem de oito pontos para o Z4, o risco matemático de queda ainda não está zerado. Segundo o site Infobola, a chance de rebaixamento do Vasco é de 9%. Já para o Departamento de Matemática da UFMG, o risco é de 7,5%. O Gato Mestre, do portal ge, é o mais otimista, com uma probabilidade de 6,12%.
Chance de Libertadores é considerada muito baixa
Se por um lado o risco de queda é pequeno, a chance de chegar à Libertadores via Brasileirão é ainda menor. O Infobola não dá nenhuma chance de G4 e apenas 2% de chance de G6. O Gato Mestre aponta 0,10% de chance de G4 e 2,45% de G6. A UFMG, considerando um possível G8, dá ao clube uma probabilidade de 3,7%.
Vaga na Sul-Americana é o cenário mais provável
O objetivo mais realista para o Vasco na competição, segundo os números, é a classificação para a Copa Sul-Americana. O Departamento de Matemática da UFMG, único que calcula esta probabilidade, aponta que o clube tem 50,1% de chance de garantir uma vaga no torneio continental. A briga do Vasco, portanto, é para confirmar a permanência o mais rápido possível e, então, garantir um lugar na Sula de 2026.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News







