O Vasco da Gama foi um dos clubes diretamente impactados pela onda de violência que assolou o Rio de Janeiro nesta terça-feira (28), após a megaoperação policial nos complexos do Alemão e da Penha. A diretoria agiu rapidamente para preservar seus atletas e funcionários, suspendendo atividades e monitorando a situação na Barra da Tijuca.
+ Hernane Brocador no Vasco? Isso quase aconteceu; entenda
Base Forte tem atividades suspensas
A principal medida tomada pelo clube foi a suspensão imediata de todas as atividades das categorias de base. A decisão foi tomada para garantir a segurança dos “Crias da Colina” e das comissões técnicas, evitando o deslocamento pela cidade em meio aos conflitos e represálias.
Elenco profissional monitorado pela proximidade do CT
A equipe principal do Vasco teve sua programação menos afetada, pois a maioria dos atletas já estava em um dia de folga previamente agendada. No entanto, o CT Moacyr Barbosa, localizado na Barra da Tijuca, fica próximo à Cidade de Deus, uma das áreas de tensão, o que gera um estado de alerta. Alguns jogadores que foram ao CT pela manhã para tratamentos específicos não sofreram intercorrências. O clube segue monitorando o cenário para definir a programação desta quarta-feira.
Outros clubes cariocas também foram afetados
A crise de segurança impactou todos os grandes clubes do Rio. O Botafogo também suspendeu sua base e liberou funcionários corporativos. O Fluminense, cujo CT também fica na Barra, manteve o treino do profissional, mas cancelou um evento musical (Flu Music) que aconteceria em sua sede. O Flamengo foi o menos afetado, pois sua delegação principal já está em Buenos Aires para a semifinal da Libertadores.
A operação policial que parou o Rio
A tensão na cidade foi resultado de uma megaoperação das forças de segurança contra o Comando Vermelho, considerada a mais letal da história do estado, com dezenas de mortos. Em represália, o tráfico promoveu ataques e bloqueou vias importantes, como a Linha Amarela e a Grajaú-Jacarepaguá, instalando um clima de insegurança que forçou o Vasco e os demais clubes a alterarem suas rotinas.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News







