As derrotas do Vasco para São Paulo e Botafogo, nas duas rodadas mais recentes do Brasileirão, tiveram um ponto em comum: o time de Fernando Diniz não marcou gols. É a primeira vez que isso acontece em dois jogos seguidos nesta edição do campeonato.
Mesmo com essa sequência negativa, o Vasco ainda tem o quarto melhor ataque do Brasileirão 2025, com 49 gols marcados, atrás apenas de Flamengo (61), Palmeiras (55) e Mirassol (52). Passar em branco, portanto, não tem sido algo frequente na temporada.
+ Diniz perde arma importante do Vasco para partida contra o Juventude

Desde a chegada de Diniz, é a primeira vez que a equipe fica duas partidas seguidas sem balançar as redes. No domingo, o Cruz-Maltino perdeu por 2 a 0 para o São Paulo, em São Januário. Já na quarta-feira, foi superado pelo Botafogo por 3 a 0, no Nilton Santos.
Antes disso, algo semelhante só havia acontecido nas rodadas 5, 6 e 7 do campeonato, quando o Vasco, ainda sob o comando de Fábio Carille e Felipe Loureiro, empatou em 0 a 0 com o Flamengo e depois perdeu para Cruzeiro (1 a 0) e Palmeiras (1 a 0).
– A gente foi construindo um Vasco que desperta maior interesse dos adversários. O Botafogo teve mais cuidado com a gente, e não tivemos o cuidado necessário com eles. Isso tem muito a ver com a nossa derrota hoje. Precisávamos ter feito, principalmente na marcação, melhor. As coisas mudam, mas não podemos perder esse desejo, principalmente contra o Botafogo, que é um adversário forte, e ter os descuidos que tivemos — analisou Diniz após o clássico.
Os dois jogos sem gols, porém, tiveram contextos distintos. Contra o São Paulo, o Vasco criou mais e finalizou 22 vezes, nove delas na direção do gol. Já diante do Botafogo, o desempenho ofensivo foi muito abaixo: apenas dez finalizações, nenhuma certa.

Em nono lugar no Brasileirão, com 42 pontos, o Vasco segue na briga por uma vaga na Libertadores e volta a campo no próximo sábado, às 18h (de Brasília), em São Januário, para enfrentar o Juventude.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News







