O Vasco da Gama não gostou da atitude do Flamengo nos bastidores da CBF. O rival apresentou nesta terça-feira (10) um documento de “Fair Play Financeiro” com propostas que miram diretamente o Gigante da Colina, como restrições severas a clubes em Recuperação Judicial (RJ).
+ Rival do Vasco apela à CBF e quer “canetada” para parar a reconstrução cruz-maltina
A proposta de “bloqueio”
A proposta rubro-negra é clara. Ela visa impedir que clubes em RJ utilizem o período de não pagamento de dívidas (entre a decretação da RJ e a homologação) como “vantagem competitiva”. O texto sugere o bloqueio total do registro de novos atletas neste período, além de possível perda de pontos.
O Vasco, que está em Recuperação Judicial, seria o principal afetado. A medida foi debatida no Grupo de Trabalho (GT) do Sistema de Sustentabilidade do Futebol (SSF), que se reúne hoje na CBF para definir o documento final.
A resposta do Vasco e a “memória curta”
Segundo o blog do jornalista Diogo Dantas, de O Globo, o entendimento no Vasco é que a proposta não preza pela recuperação do futebol brasileiro. Fontes de São Januário lembraram que o próprio Flamengo usou expedientes judiciais quando estava em recuperação financeira, como o “ato trabalhista” para renegociar dívidas.
O modelo permitiu ao rival pagar dívidas com jogadores, como Ronaldinho Gaúcho. O documento do Flamengo também pede o fim dos gramados artificiais. A CBF deve apresentar um modelo final no dia 26, mas a proposta do rival, com “punições automáticas”, acendeu o alerta máximo no Vasco.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News







