O empate entre Internacional e Santos manteve o Vasco na 13ª posição, mas a realidade mudou. Esqueça a Libertadores: o foco total é evitar o rebaixamento. Após cinco derrotas seguidas, o ge traçou todos os cenários matemáticos para a equipe de Fernando Diniz.
+ Comparativo mostra que Vasco tem o “trunfo” que os rivais não têm
A conta da independência: 5 pontos
A boa notícia é que o Vasco só depende de si. Para não precisar ligar o “secador” e não depender de nenhum outro resultado, o time precisa somar cinco pontos nas três rodadas finais (duas vitórias ou uma vitória e dois empates).
Chegando aos 47 pontos, o Gigante da Colina se garante. Mesmo que o Santos (primeiro time do Z4) vença todas as suas partidas e também chegue a 47, não ultrapassaria o Vasco no critério de número de vitórias.
O risco de depender dos outros
Se o Vasco somar quatro pontos ou menos, a calculadora entra em campo. Com 46 pontos (4 somados), o time só cai se ocorrer uma combinação catastrófica de vitórias de Santos, Fortaleza e Vitória.
O cenário fica crítico se o time somar 3 pontos ou menos. Nesse caso, a permanência dependeria diretamente de tropeços de Santos e Fortaleza. O Cruz-Maltino encara Internacional e Mirassol em casa, e fecha contra o Atlético-MG fora.

+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.







