Léo Matos já tem 7 cartões tomados em 12 jogos pelo Vasco. Levou cartão em mais da metade dos jogos, e já foi suspenso algumas vezes na atual temporada do Brasileirão.
A média inclusive ultrapassou seus números com relação aos cartões em toda a carreira, somando seus clubes anteriores, como Paok-GRE, Dnipro, Paraná e Figueirense.
Devido a isso, em contato com o canal “Atenção, Vascaínos!”, o jogador comentou sobre sua característica de jogo mais dura, e considerou que a arbitragem brasileira também tem sua parcela de culpa.
– Se você analisar os 7 cartões amarelos que eu tomei, alguns merecidos, como por exemplo no sábado, onde tomei uma atitude por estar vendo o Neilton (atacante do Coritiba) flutuando pelas costas dos volantes, e senti ali a necessidade de chegar mais forte nele, mas é meu estilo.
O lateral contudo, relembrou outras oportunidades em que foi penalizado indevidamente, segundo ele mesmo.
– Se formos analisar em outros jogos, tomei cartões muito injustos. Contra o Atlético-GO ganhei a enfrente e o jogador se jogou na minha frente, aí levei o cartão.
– Inclusive na minha estreia onde fiz um gol, contra o Goiás, tomei um bico na canela, virei pro árbitro e disse que ele me deu um chute, o árbitro simplesmente virou e me deu cartão. Se eu tivesse a malandragem do jogador brasileiro eu poderia ter me jogado depois do chute que levei – completou o titular do time de Vanderlei Luxemburgo.
Léo também recordou seu período na Europa, e traçou uma rápida comparação com o futebol brasileiro.
– Joguei 13 anos na Europa, na França, Ucrânia, Grécia, países de futebol duro, onde a arbitragem não dá nem falta, quanto mais cartão por lances como esse.
Matos todavia descartou qualquer chance de mudar seu estilo de jogo, deixando claro que prefere errar pelo excesso ao dar uma chance ao adversário finalizar, porém ressaltou o desejo de melhorar sua característica, diferente no Brasil, em relação ao futebol europeu.
Com Léo Matos em campo, o Vasco enfrentará o Red Bull Bragantino na próxima quarta-feira, às 21h30, visando a recuperação no Brasileirão.