A sequência de um trabalho bem feito é uma das principais razões de seu sucesso. E foi pensando assim que o Vasco assegurou a permanência de Carlos Brazil no comando executivo das categorias de base do Cruzmaltino. No Vasco desde o início da gestão de Alexandre Campello, há exatos três anos – desde o dia 19 de janeiro de 2018 -, Brazil teve papel fundamental na reestruturação da base vascaína, com revelação de nomes importantes e a conquista de títulos. Agora, mesmo com a troca na presidência, liderada por Jorge Salgado, Carlos permanecerá à frente do departamento de formação de novos atletas.
Por Fabio Ramos
Se até 2018 o time sub-20 do Vasco não era destaque, tendo como melhor colocação no Campeonato Brasileiro um oitavo lugar em 2015 (depois de amargar até uma 16ª posição em 2016), e uma semifinal na Copa do Brasil da categoria – isso, sem falar de não conseguir passar das oitavas de final da Copa São Paulo e de ter conquistado apenas um título carioca no Sub-20 -, depois da chegada de Carlos Brazil tudo mudou.
Em 2018, o Gigante da Colina bateu sua então melhor colocação no Brasileirão (6º lugar), chegou às finais do Carioca, às quartas da Copa e às oitavas da ‘Copinha’. No ano seguinte, não apenas conseguiu melhorar o resultado na competição de pontos corridos, alcançando o quarto lugar, como alcançou as finais da Copa São Paulo e do estadual, além das semis da copa nacional. E em 2020, apesar da baixa colocação no campeonato de pontos corridos, o clube chegou às quartas da Copa São Paulo e foi nada menos que campeão carioca e da Copa do Brasil.