O Vasco confirmou oficialmente na noite desta terça-feira (27) a chegada do seu terceiro reforço para a temporada 2026. Trata-se do atacante colombiano Marino Hinestroza, de 23 anos, que estava no Atlético Nacional. O jogador assinou um vínculo longo, válido por quatro temporadas (até dezembro de 2029), e chega com a responsabilidade imediata de preencher a lacuna deixada pela venda de Rayan para o futebol inglês.
Uma das primeiras curiosidades sobre o novo reforço é um pedido pessoal: ele solicitou ao clube que seja chamado apenas de Marino, nome que estampará sua camisa, dispensando o sobrenome Hinestroza. Para tirar o atleta da Colômbia, a diretoria vascaína precisou abrir os cofres e desembolsar cerca de US$ 5 milhões (aproximadamente R$ 30 milhões) por 80% dos direitos econômicos, superando uma concorrência pesada do Boca Juniors, que também negociava com o atleta.
Para que o torcedor compreenda o impacto dessa chegada, detalhamos abaixo os números que credenciam Marino como o substituto ideal e o perfil “vencedor” que ele traz na bagagem.
+ O que falta para Brenner ser anunciado pelo Vasco?
Marino superou Rayan em assistências em 2025
A contratação de Marino é vista pelo departamento de futebol como uma reposição técnica direta para a saída de Rayan. Um levantamento exclusivo do portal BolaVip Brasil traz um dado animador para a torcida do Vasco: o colombiano foi muito mais participativo em gols na última temporada do que a joia da base vascaína.
Enquanto Rayan contribuiu de forma decisiva com apenas uma assistência no último ano, Marino distribuiu 10 passes para gol em 55 partidas disputadas pelo Atlético Nacional, além de ter marcado sete vezes. A característica de jogo vertical e velocidade é semelhante, mas os números indicam que o novo reforço chega com um poder de criação e decisão mais amadurecido que o do jovem recém-vendido.

Novo jogador do Vasco tem currículo de campeão e passagem pela Seleção
Além das estatísticas, Marino traz na bagagem uma mentalidade vitoriosa que agradou a Fernando Diniz. Em sua passagem recente pelo futebol colombiano, conquistou quatro taças: o Campeonato Colombiano, a Supercopa e duas Copas da Colômbia. Esse desempenho lhe rendeu convocações para a Seleção Colombiana sob o comando de Néstor Lorenzo, chegando a atuar nas Eliminatórias.
“Sou um jogador que gosta de ganhar, podem esperar muito de mim”, declarou o atleta em sua chegada.
Com passagens por Pachuca (México), Columbus Crew (EUA) e até pela base do Palmeiras, ele já conhece o futebol brasileiro, o que deve acelerar sua adaptação. A expectativa é que ele já esteja à disposição do Vasco para a estreia no Brasileirão nesta quinta-feira (29), contra o Mirassol.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.




