Vasco e Chapecoense empataram por 1 a 1, na noite desta quinta-feira (5), em São Januário, pela segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Gigante da Colina saiu na frente com Puma Rodríguez, mas viu a vitória escapar na reta final após um belo gol de falta de Jean Carlos.
O resultado teve gosto amargo para o torcedor vascaíno. Mesmo com amplo domínio da partida e a melhor atuação da equipe em 2026 até aqui, o Vasco voltou a esbarrar na falta de eficiência e deixou o gramado sob vaias.
+ Vasco empata com a Chapecoense em São Januário

Domínio total do Vasco no primeiro tempo
Jogando diante da sua torcida, o Vasco controlou completamente as ações no primeiro tempo. A equipe comandada por Fernando Diniz terminou a etapa inicial com 73% de posse de bola e 17 finalizações, contra apenas uma da Chapecoense, que adotou postura defensiva e apostou em erros do adversário.
Brenner teve grande chance de abrir o placar após bela enfiada de bola de Philippe Coutinho, mas desperdiçou o cara a cara com o goleiro Léo Vieira. O atacante recém-contratado ainda chegou a balançar as redes, porém o árbitro assinalou falta de Nuno Moreira sobre o goleiro, em lance que dividiu a opinião dos torcedores em São Januário.
Puma marca, Vasco perde chances e Jean Carlos castiga no fim
A pressão cruzmaltina seguiu no início do segundo tempo e foi premiada logo na volta do intervalo. Andrés Gómez cruzou pela esquerda, a bola atravessou a área e encontrou Puma Rodríguez, artilheiro do Vasco em 2026, livre para abrir o placar.
Mesmo após o gol, o Vasco manteve o domínio e criou chances para ampliar. Brenner desperdiçou nova oportunidade na pequena área, enquanto Coutinho quase marcou por cobertura após uma saída arriscada de Léo Vieira.
A Chapecoense pouco atacava e só chegava ao campo ofensivo quando conseguia recuperar a posse. Já nos acréscimos, em uma falta de fora da área, Jean Carlos, conhecido pela qualidade na bola parada, acertou uma cobrança perfeita no ângulo de Léo Jardim, decretando o empate em São Januário.
O que parecia caminhar para aplausos ao apito final terminou em vaias e críticas, principalmente pela dificuldade do Vasco em transformar desempenho em resultado.
O que vem por aí?
O Vasco volta a campo no próximo domingo (8), às 18h (de Brasília), para enfrentar o Botafogo, em São Januário, em busca de uma vaga na próxima fase do Campeonato Carioca.
A Chapecoense, por sua vez, encara o Criciúma, no domingo, às 19h, pelo segundo jogo das quartas de final do Campeonato Catarinense.
✅ FICHA TÉCNICA
VASCO 1 x 1 CHAPECOENSE
Campeonato Brasileiro – 2ª rodada
📆 Data e horário: quinta-feira, 5 de fevereiro de 2026, às 20h (de Brasília)
📍 Local: São Januário, Rio de Janeiro (RJ)
🟨 Árbitro: Wilton Pereira Sampaio
🚩 Assistentes: Bruno Raphael Pires e Brigida Cirilo Ferreira
🖥️ VAR: Emerson de Almeida Ferreira
⚽ Gols: Puma Rodríguez (VAS); Jean Carlos (CHA)
🟨 Cartões amarelos: —
🟥 Cartões vermelhos: —
Confira os melhores momentos:
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.






