A Liga Nacional de Futsal anunciou nesta quinta-feira (19) os 16 clubes, incluindo o Vasco que disputarão a LNF Silver Cresol 2026, nova divisão de acesso da entidade. A competição começa no dia 10 de abril e dará duas vagas na elite nacional em 2027.
Campeão da LNF em 2000, o Vasco está entre os participantes confirmados. Ao todo, a divisão reúne equipes de dez estados brasileiros, representando quatro regiões do país — número superior ao da temporada anterior, quando apenas cinco estados estiveram envolvidos.
A região Sul será a mais representada, com sete clubes. Santa Catarina lidera com quatro equipes: Concórdia, Blumenau, Joaçaba e São Lourenço.
Vasco da Gama está de volta à Liga Nacional de Futsal — Foto: Divulgação/Vasco da Gama
Clubes confirmados na LNF Silver Cresol 2026
América (RN)
Apodi (RN)
Balsas (MA)
Blumenau (SC)
Chopinzinho (PR)
Concórdia (SC)
Dracena (SP)
Esporte Futuro (PR)
Joaçaba (SC)
Juventude (MS)
São Caetano (SP)
São Lourenço (SC)
Sorriso (MT)
Sport (PE)
Vasco da Gama (RJ)
Vélez Camaquã (RS)
Copa LNF estreia em 2026 com clubes da elite e do acesso
Além da nova divisão, a entidade também lançará a Copa LNF, torneio em formato eliminatório com jogo único, reunindo equipes da primeira e da segunda divisão já na temporada 2026.
O presidente da LNF, Fellipe Drommond, celebrou a expansão da competição:
“Estamos felizes em anunciar os 16 times da LNF Silver Cresol 2026, e ainda mais animados por poder reunir clubes de tradição no futsal, com torcidas apaixonadas. Importante o fato de termos 10 estados brasileiros representados na disputa, com quatro regiões envolvidas, democratizando cada vez mais o futsal pelo país.”
Criada em 1996, a Liga Nacional de Futsal é considerada a maior liga da modalidade nas Américas e uma das principais do mundo. Na temporada 2025, o título ficou com o Jaraguá Futsal, que conquistou o hexacampeonato ao superar o Sport Club Corinthians Paulista na decisão.
Com naming rights da Cresol, a temporada 2026 da elite terá início em março, enquanto a LNF Silver começará em abril, marcando um novo capítulo na estrutura do futsal brasileiro.