O Vasco é o único rival carioca que conseguiu derrotar o Fluminense sob o comando de Luis Zubeldía. Às vésperas da semifinal do Campeonato Carioca, o retrospecto recente coloca o Cruz-Maltino como principal obstáculo do treinador argentino no futebol do Rio.
Desde que assumiu o Tricolor, Zubeldía enfrentou todos os rivais estaduais, mas apenas o Vasco conseguiu superá-lo. No confronto direto contra a equipe comandada por Fernando Diniz, são três partidas: duas derrotas e apenas uma vitória.
Uma das quedas mais marcantes aconteceu na Copa do Brasil. Após perder o primeiro jogo e vencer o segundo, o Fluminense acabou eliminado nos pênaltis pelo Vasco. A outra derrota foi registrada pelo Campeonato Brasileiro Série A da temporada passada.
+ As regras absurdas que Rayan, Ex-Vasco, vive no Bournemouth

Números contrastam com retrospecto contra Flamengo e Botafogo
O contraste fica evidente quando se analisam os duelos contra os outros grandes rivais. Diante do Flamengo e do Botafogo, Zubeldía soma cinco jogos e cinco vitórias.
Foram duas vitórias sobre o Rubro-Negro (uma na última temporada e outra neste ano) e três triunfos diante do Alvinegro, sendo dois em 2026 e um em 2025.
As derrotas para o Vasco impactam diretamente o aproveitamento geral do treinador no Fluminense. Curiosamente, os dois reveses aconteceram no Maracanã, com mando do Cruz-Maltino. Nos outros 16 jogos como mandante, Zubeldía conquistou 16 vitórias.
Desde que chegou ao clube, o técnico soma 28 partidas, com 19 vitórias, quatro empates e cinco derrotas — sendo duas delas justamente contra o Vasco.
+ Vasco leva vantagem sobre o Fluminense em mata-matas, confira

Às vésperas do novo confronto, Zubeldía projetou o clássico:
“São partidas diferentes… Tem condição de clássico, são 180 minutos novamente. Que façamos uma partida boa como estamos fazendo. Contextos diferentes… O certo é que a equipe vem respondendo apesar dos contextos. Isso é sempre bom. É nosso desejo. Vamos em busca de poder avançar. Primeiro jogo acho que vamos jogar aqui. Queremos fazer os primeiros minutos muito bons e depois veremos os outros 90 minutos.”
O duelo deste domingo (22), às 18h, no Estádio Nilton Santos, coloca novamente o Vasco como teste decisivo para o treinador argentino — e como histórico recente mostra, um adversário que costuma complicar seus planos.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Thread, Bluesky, Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.





