O Vasco se encontra em situação delicada no Brasileirão, após a derrota por 3×0 para o Fortaleza, a equipe de São Januário ocupa a 17ª posição na tabela, ou seja, é a primeira equipe do z-4. A primeira equipe fora da zona de rebaixamento é o Bahia, que possui os mesmos 37 pontos do cruz-maltino, porém leva vantagem no número de vitórias.
Em comparação com as outras temporadas que o Gigante foi rebaixado, este é melhor cenário no quesito de diferença de pontos em relação a primeira equipe fora do z-4.
Rebaixamento em 2008 – Diferença 3 pontos
Em 2008, o Vasco tinha os mesmos 37 pontos e também ocupava a 17ª colocação, contudo o primeiro time fora do z-4 era o Náutico com 40 pontos. Nos jogos finais, o Vasco perdeu para o São Paulo em casa (2×1), venceu o Coritiba fora (2×0) e na última rodada foi derrotado em casa para o Vitória (2×0).
2013 – Diferença 3 pontos
Em 2013, faltando três rodadas para o fim do campeonato, o Vasco estava na 18ª posição com 38 pontos, o primeiro time fora da zona de rebaixamento era o Coritiba com 41 pontos. O Gigante venceu o Cruzeiro (2×1) e Náutico (2×0) em casa, porém foi goleado na última rodada pelo Athletico (5×1) fora de casa.
2015 – Diferença 4 pontos
Nesse ano, o Vasco se manteve dentro do z-4 durante todo campeonato. No entanto, o clube teve uma arrancada heroica no segundo turno e quase conseguiu se salvar. Assim, faltando três jogos para o fim do campeonato, o Vasco tinha 34 pontos e ocupava a 19ª posição. O primeiro time fora do z-4 era o Avaí com 38 pontos conquistados. Nos últimos jogos, o cruzmaltino derrotou o Joinville (2×1) fora, venceu o Santos em casa (1×0) e empatou fora com o Coritiba (0x0).
Ainda há esperança contra mais um rebaixamento?
Assim, como podemos observar a situação matematicamente desse ano é bem melhor em comparação as vezes que o Vasco foi rebaixado. Na atual temporada, o cruz-maltino possui a mesma pontuação da primeira equipe fora do z-4, o Bahia. No entanto, a disputa para permanecer na primeira divisão promete ser dramática até a última rodada.
Os três últimos confrontos do Vasco serão: Internacional (casa), Corinthians (fora) e Goiás (casa).
O Bahia terá pela frente Atlético-MG (fora), Fortaleza (fora) e Santos (casa).
Neste cenário, as chances de rebaixamento do Vasco ultrapassam os 50% de acordo com alguns sites especializados em estatísticas esportivas. Além disso, se a diferença matemática para a primeira equipe fora do z-4 não é tão preocupante como nos outros anos, o futebol apresentado em campo é. Nos últimos três jogos o Vasco não conseguiu apresentar um bom futebol. Levou 5 gols, não fez nenhum e ainda ficou no 0x0 no confronto direto com o Bahia dentro de São Januário.
Por fim, se desejar permanecer na série A, o clube deverá buscar de qualquer maneira somar pontos nessa reta final. Começando principalmente já na próxima rodada contra o líder do campeonato em São Januário.
E é claro também secar seu adversário direto nos últimos três jogos que definirão o campeonato.