Neste domingo (06), o mais importante capítulo da Série B 2022 será escrito. Vasco, Bahia, Ituano e Sport disputarão as 2 vagas restantes para o acesso à Série A de 2023. Apesar de muitas diferenças, existe um ponto em comum nesses 4 times que reflete a realidade do campeonato: a baixa pontuação dos candidatos ao acesso.
Dependendo dos resultados da última rodada, os dois times que subirem de divisão podem ser marcados com a menor pontuação da história dos acessos à Série A. O posto atualmente pertence ao Vitória-BA, que conseguiu a vaga com 59 pontos em 2007. Para que isso aconteça, Vasco e Bahia terão que perder seus jogos, mas se beneficiarão de outros resultados da rodada. Caso as equipes empatem, conseguirão o acesso com 60 pontos e terão a segunda menor pontuação da história.
Em comparação com a 2° divisão de 2021, percebe-se que a pontuação necessária para subir diminuiu. No campeonato passado, o último time que conquistou o acesso foi o Avaí, com 62 pontos. Com essa pontuação, o time de Florianópolis já teria garantido sua vaga na primeira divisão de 2023. Inclusive, o Grêmio, com 3 rodadas de antecedência, garantiu sua vaga na Série A 2023 com apenas 61 pontos, 1 a menos que o Avaí em 2022.
Por: Estagiário Daniel Magalhães