Os clubes junto com a Ferj aceitaram o acordo de dividir entre si o valor de 11 milhões de reais para liberar a transmissão do campeonato carioca na TV Aberta pela Record, com este valor aumentando para 15 milhões em 2022.
O grande diferencial da proposta da Record em relação à da Globo, que foi de 40 milhões de reais, é que os clubes e federação ficaram com os demais direitos para si, e já negociaram com operadoras de TV para vender pacotes de pay-per-view do campeonato. O que se estima que resulte em cerca de R$ 30 milhões para dividir entre eles.
Além disso, a venda de direitos internacionais, as transmissões de partida por streaming, e a arrecadação com apostas, gera expectativa de cerca de R$ 20 milhões de reais de arrecadamento.
Sobre transmissões de streaming, o vice-presidente de marketing do Vasco, Vitor Roma, disse no twitter, que o club terá seu próprio serviço, conforme pode ser conferido abaixo:
O VP de Marketing do Vasco da Gama, Vitor Roma, anunciou em seu Twitter que o Vasco terá uma plataforma própria para transmitir os jogos do clube no Campeonato Carioca 2021. O que achou da notícia? pic.twitter.com/usd0maW4Rx
— Papo Na Colina – Notícias do Vasco (@PapoNaColina) February 12, 2021
No novo serviço, a arrecadação da venda dos direitos terá que bancar a produção das transmissões, que agora será feita pela Ferj, como UEFA e a FIFA fazem, e apenas reproduzida por Record e demais serviços.
Este modelo de negociação não é tão seguro quanto o tradicional firmado antes em conjunto com a Globo, porém, gera a expectativa de um arrecadamento maior entre os clubes e federação caso todos os produtos obtenham sucesso.