Vasco e Flamengo sempre foi um clássico conhecido por muitos gols, grande rivalidade, jogos históricos e, infelizmente, arbitragens questionáveis. Talvez o Clássico dos Milhões com o erro de arbitragem mais conhecido dos últimos 10 anos tenha sido o da final de 2014, que acabou dando o título ao Flamengo.
Durante os acréscimos da partida, Márcio Araújo, jogador do Flamengo, marcou um gol em posição irregular. Esse gol, entretanto, foi validado, garantindo ao Flamengo seu 33º título carioca, gerando grande revolta entre os torcedores do Vasco, que já haviam sofrido com erros de arbitragem contra o Flamengo nesta mesma edição do Cariocão.
Marcelo De Lima Henrique, ex-árbitro FIFA, admitiu em uma entrevista ao canal do YouTube do UOL que um erro de arbitragem acabou prejudicando o Vasco naquela final. No programa ‘Zona Mista do Hernan’, Marcelo falou sobre toda a história do go de Márcio Araújo, que acabou servindo para a manutenção de um tabu histórico entre Vasco e Flamengo em finais. Segundo ele, o erro foi do assistente de arbitragem, que não identificou o impedimento. O bandeirinha confundiu os jogadores que participaram do lace e, por isso, acabou deixando passar a irregularidade.
– Tem um (erro) que não foi meu, foi do meu assistente em um Flamengo x Vasco, final (carioca) de 2014. O assistente não deu o impedimento, eu validei o gol e deu o título para o Flamengo. Ele se confundiu porque tinha um jogador legal e outro não, e o que fez o gol estava impedido.
Entretanto, Marcelo se mostrou muito arrependido do erro e lamenta até hoje. Finalizou ressaltando seu respeito pelo jogo e que jamais erraria dessa forma de propósito, prejudicando uma equipe e consequentemente um torneio inteiro:
– A gente fica triste porque eu respeito muito as instituições, por mais que os torcedores não acreditem, mas os jogadores e quem está no futebol e me conhece sabe que respeito muito.
Momento do Vasco da Gama na temporada
Apesar de todas as dificuldades apresentadas e impostas, o momento do Vasco da Gama na temporada é muito bom. Com a vitória contra o Atlético Goianiense, a equipe chegou em 5 vitórias nos últimos 7 jogos, sendo 4 delas de forma consecutiva. Assim, a equipe pulou do 15º lugar, muito próxima da zona de rebaixamento, para a 9ª colocação, e começa cada vez mais a olhar para a parte de cima da classificação.
O nome por trás disso tudo é Rafael Paiva. Ex-treinador do sub-20, o técnico vinha substituindo Álvaro Pacheco, que havia sido demitido após apenas 4 jogos, até o Vasco da Gama contratar um novo treinador. Porém, aparentemente não será preciso. Paiva vem dando conta do recado e o Vasco vive o seu melhor momento na temporada junto do promissor técnico à beira do campo.
Não apenas nas táticas e no desempenho dentro de campo, Paiva demonstra muita maturidade ao recuperar alguns jogadores que vinham descartados e vem jogando muito bem, como Hugo Moura, Cocão, Praxedes, entre outros. O trabalho com a base também é de se ressaltar, já que por ser treinador do sub-20, Paiva conhece muito bem cada um dos garotos que compõem esse elenco cruzmaltino.
A próxima partida será contra o Atlético Mineiro, na Arena MRV, e Paiva terá o seu grande teste. Em caso de vitória, o Vasco praticamente espanta qualquer fantasma da parte de baixo da tabela e começa a sonhar de vez com voos maiores dentro do Brasileirão.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News