Neste sábado, o Vasco volta a campo para encarar o Confiança-SE, em partida válida pela 9ª rodada da série B do Campeonato Brasileiro. O jogo promete ser tenso para as duas equipes: o Vasco vem de derrota e precisa do resultado para não se afastar do G-4, o Confiança quer a vitória para se afastar do Z-4. O que esperar do time sergipano?
Situação atual:
O dragão está disputando a série B novamente após 28 anos e o objetivo principal para 2021 é bem claro: a permanência. Se o campeonato acabasse hoje, o Confiança alcançaria seu objetivo, já que ocupa a 15ª colocação na tabela até aqui (2 vitórias, 2 empates e 4 derrotas). No estadual, foi eliminado para o Sergipe na semifinal. Na Copa do Nordeste, a equipe caiu precocemente, na fase de grupos. Na Copa do Brasil, nova queda precoce: para o 4 de Julho, na primeira fase da competição.
Como joga:
O técnico Rodrigo Santana achou o esquema que considera ideal para sua equipe: jogam num 4-2-3-1, com dois pontas abertos e bem velozes. Normalmente o Confiança busca muito os lados: laterais e pontas participam o tempo todo do jogo. É o esquema da grande maioria das equipes que disputam a competição, embora cada time tenha suas particularidades nas peças.
Pontos fortes:
Essa velocidade dos dois pontas é muito explorada sempre. Normalmente a equipe utiliza lançamentos longos para pegar a defesa adversária saindo e os pontas atacando o espaço com bastante rapidez. Quando encontram uma equipe postada, fazem a bola chegar nos pontas e nos laterais e abusam dos cruzamentos. É bom ficar de olho nessas saídas em velocidade. O Confiança deve jogar fechado e explorando muito essa arma.
Pontos fracos:
Definitivamente o dragão está longe de ser um dos melhores times da competição. É uma equipe limitada tecnicamente e que tem algumas dificuldades na recomposição (embora eu acredite que amanhã o Vasco vá tomar a iniciativa e encontrar um Confiança fechado, então não acho que isso vá ser tão notável). Além disso, jogo após jogo ocorrem falhas individuais defensivas que comprometem os resultados da equipe até aqui.
Destaques:
Entre os principais jogadores, temos dois conhecidos no futebol nacional. Neto Berola, com passagem por diversas equipes das séries A e B, está na disputa da artilharia da competição. Hernane Brocador, outro já bastante rodado, chegou recentemente ao Dragão e deve ser utilizado contra o Vasco. Peças que vale a pena ter um certo cuidado: jogadores cascudos, que conhecem os atalhos e estão acostumados a disputar a competição.
Resumindo:
Assim como na maioria das partidas, o Vasco é superior ao seu adversário na teoria. Entretanto, o futebol jogado tem sido muito aquém. Amanhã é jogo para o Vasco se impor do início ao fim, mostrar que é superior em campo e vencer de forma contundente. Um resultado diferente da vitória será bem decepcionante e pode/deve custar o cargo de Marcelo Cabo. O Confiança vai conceder oportunidades ao Vasco, é necessário que o Gigante aproveite.