Goleiro: um problema que já faz algum tempo
Por: Hernandes
Vascaínos e vascaínas que estão lendo, tenho uma simples pergunta: quanto tempo faz que você não se sente seguro(a) com o goleiro que tem? Eu, em particular, desde 2017. 2018 já não estava muito seguro com o Martín. No mesmo ano, Fernando Miguel pedia passagem e, apesar dos bons momentos, também não me passava total segurança. Caiu de produção em 2020, se desgastou muito e foi emprestado para o Atlético-GO (onde tem ido relativamente bem, mas continua tendo falhas pontuais das quais lembramos bem). Veio 2021, o rebaixamento e, com ele, a esperança em Vanderlei. Infelizmente não passou nem perto de ser o goleiro que foi muito cotado para defender a seleção e, assim como no Grêmio, desempenhou muito abaixo e não passou a menor segurança. E, obviamente, não tinha a menor confiança que um garoto da base fosse resolver isso – Lucão, Alexsander, Halls… não são para agora, e nem teriam como.
A solução (?)
Ontem, o Vasco anunciou a contratação de Thiago Rodrigues. Com 33 para 34 anos, ele vive sem dúvidas o ponto mais alto da carreira de (mais) um dos destaques do CSA na Série B de 2021. Acompanhei bastante os adversários do Vasco para analisar aqui no Papo Na Colina e, no jogo do primeiro turno, comemorei DEMAIS por não ser ele na meta em Maceió. Os números que vieram depois me impressionaram: antes do jogo em São Januário, para o qual ele foi confirmado e fez ótima partida, demorava em média 119 minutos para o CSA tomar um gol com o arqueiro em campo. Maior nota no Sofascore das séries A e B, 2º em defesas difíceis no campeonato e goleiro com a melhor média de gols sofridos por jogo. De bônus ainda temos um bom índice em lançamentos corretos, mas vamos falar já já sobre isso.
Os “mas”
Agora, é a parte que eu dou uma brecada e falo que futebol não é uma ciência exata, que existem milhares de variáveis. É o primeiro clube gigante da carreira de Thiago. Ele tem alguns probleminhas de lesão, aparentemente no ombro, e isso o fez desfalcar algumas
vezes o azulino durante 2021. O CSA conseguiu muitos pontos por causa dele, fato. Mas ele não estava lá sempre (e logicamente não porque ele não queria) e isso custa pontos quando o reserva não está nem perto na qualidade.
As qualidades
Com Thiago Rodrigues no gol, podemos esperar muito reflexo em situações de 1×1 contra o atacante adversário. Podemos esperar segurança em chutes de longe. Podemos esperar até uma defesa de pênalti ou outra por ele ter um tempo de reação ótimo. Podemos esperar bons lançamentos sim, ele tem bastante habilidade com o pé. Mas espero de coração que não brinque com o coração da torcida vascaína como fez quando saiu jogando com o pé algumas vezes pelo CSA. E podemos esperar mais segurança nas bolas aéreas do que com os anteriores da posição. Thiago também não sai muito do gol, mas quando o faz pelo alto, é pra resolver o problema.
Dito tudo isso, o prognóstico para o Vasco é que tem um bom goleiro, que chega com bastante confiança e vivendo o auge de sua carreira. Motivação não vai faltar para pegar até pensamento, se puder. Porém, tendo em vista o seu histórico com lesões e o elenco
atual, só ele não vai bastar. O Gigante precisa de dois goleiros para 2022, e chegando mais um de nível semelhante, acho que poderemos ficar tranquilos.