Volante faz aniversário nesta terça. As tratativas caminham para um novo contrato de cinco anos, mas há detalhes a serem ajustados
Por: Luiz Nascimento
O atleta mais jovem do elenco profissional do Vasco completa 18 anos nesta terça-feira. Andrey Santos chega à maioridade com status de titular, um presente antecipado em uma semana, na partida contra a Ponte Preta, quarta-feira passada. No entanto, o volante terá mais motivos para comemorar muito em breve: há conversas em andamento para a renovação de seu contrato.
O atual vínculo vai até agosto do ano que vem e as negociações ocorrem há algum tempo. Dentro do departamento de futebol do Vasco existe um otimismo. Um dirigente consultado pelo GE acredita que possa haver alguma novidade nesta semana.
Porém, as tratativas não são simples. Apesar das conversas estarem adiantadas e existirem entendimentos em relação a alguns pontos, tem detalhes que precisam ser ajustados. A princípio, o novo contrato vai até 2027, mas o martelo ainda não foi batido, assim como o valor da multa para clubes do exterior. Apesar do otimismo, o Vasco trata esse assunto com cautela. Em outras ocasiões, a negociação esteve perto de ser concluída e regrediu por vários motivos.
Há cerca de dois meses, Andrey fechou contrato de representação e passou a ser agenciado, também, pela empresa de Giuliano Bertolucci, um dos maiores empresários do futebol brasileiro. A Bertolucci Assessoria e Propaganda Esportiva responde pela carreira do volante junto com a Gold Player Sports Assessoria.
Independentemente da negociação, parece que a hora do volante no Vasco chegou. Titular contra a Ponte Preta, Andrey foi o melhor em campo na vitória por 1×0. Começou como titular no empate contra o Tombense, domingo. Teve atuação discreta, assim como todo o time.
+Roberto Dinamite defende a criação da SAF
Andrey Santos é um jogador que enche os olhos de todos no Cruzmaltino, inclusive do treinador Zé Ricardo, que gostaria de tê-lo no time há mais tempo. Entretanto, em março, o volante foi convocado para a Seleção Brasileira sub-20 e ficou dez dias à disposição. Além disso, com a negociação de renovação emperrada, o clube segurou o jogador um pouco.
No clube desde os 9 anos, Andrey passou por todas as seleções brasileiras de base. No ano passado, ele estreou no Campeonato Carioca e se tornou o jogador mais jovem a jogar pelo Vasco no Século XXI, com 16 anos e 9 meses. Na ocasião ele superou nomes como Paulinho (hoje no Bayer Leverkusen, da Alemanha) e Talles Magno (atualmente no New York City, dos EUA)
Outras oportunidades só surgiram no final da Série B do ano passado, quando o Vasco já não tinha mais possibilidade de acesso. Neste ano, Andrey chegou a entrar durante alguns jogos do Carioca, mas a primeira chance como titular veio na semana passada, diante da Ponte Preta.