Joia da base vascaína completou 18 anos na semana passada e está negociando contrato com Cruzmaltino até 2027
Luiz Nascimento
Uma grande joia. É isso que o jovem Andrey Santos é descrito e vem sendo tratado dentro do Vasco. Aos 18 anos recém-completados, o volante é monitorado desde muito novo por clubes europeus e nesta temporada, recebeu proposta do Barcelona, mas a oferta dos catalães foi considerada muito baixa tanto pelo clube carioca, quanto por seus empresários e até mesmo pela 777 Partners, empresa parceira do Vasco no projeto da SAF.
O atleta, por sinal, fechou contrato recentemente com Giuliano Bertolucci, um dos agentes de jogadores mais famosos e influentes do Brasil e com forte entrada no exterior. Bertolucci, inclusive, está tratando da renovação do volante com o Gigante da Colina. O atual vínculo se encerra em agosto de 2023, mas a ideia do Vasco é estendê-lo até 2027, com uma multa que deve passar da casa dos 50 milhões de euros (pouco mais de R$ 271 milhões na cotação do momento do fechamento desta matéria), segundo Bruno Braz, do UOL.
A 777 já está ciente do potencial profissional e mercadológico do jogador e tem monitorado a situação de perto. Andrey Santos pode ser o primeiro grande retorno financeiro que os norte-americanos terão no investimento de R$ 700 milhões que prometem injetar nos cofres do Vasco.
Em campo, o volante tem feito sua parte. Após se destacar na Copa São Paulo de Juniores, mesmo com idade de sub-17 (apesar do nome, a Copinha abriga esta categoria e também a sub-20), Andrey foi alçado ao time profissional pelo técnico Zé Ricardo e parece não ter sentido a pressão. Virou titular há cerca de duas semanas e parece não dar brecha para a concorrência.
Apesar de ser muito jovem, muitas vezes tem assumido a responsabilidade de iniciar as jogadas no campo de defesa. Sua maturidade em campo tem impressionado o treinador e seus companheiros.
“Nem parece que Andrey é esse jovem que acabou de completar 18 anos. Ele tem uma maturidade incrível nos treinos, parece que está conosco há muitos anos. Ele tem uma visão de jogo, muita qualidade e gosta de romper linhas. [Andrey] É uma grande joia do Vasco, que possa ser lapidada da melhor forma possível. É um menino bastante tranquilo, humilde. Tem a cabeça muito boa. Ele já está na seleção sub-20 e, quem sabe, logo, logo ele estará brilhando na Seleção. Vai ser um grande jogador”, declarou Nenê, um dos principais líderes da equipe.