É inegável que o Vasco melhorou muito seu desempenho desde a chegada de Ramón Diaz. Mesmo com as duas derrotas iniciais para Corinthians e Athletico Paranaense, o treinador conseguiu dar seu estilo de jogo para a equipe, que vem se mostrando sólida. Nas últimas 5 partidas, são 2 vitórias, 2 empates e 1 derrota apenas.
Assim, o ge fez um levantamento que busca apurar se, com o atual aproveitamento de Ramón, o Cruzmaltino conseguiria se safar do rebaixamento ao fim da competição. Para garantir-se na elite, os clubes precisam buscar o “número mágico” de 45 pontos. No entanto, também são grandes as chances de escapar a partir dos 42 pontos – no ano passado, o Cuiabá se livrou com 41, por exemplo.
O Vasco, que tem um jogo a menos, tem 17 pontos conquistados em 21 partidas disputadas. Tomando como referência a meta de 45 pontos, o Cruzmaltino precisa de 28 pontos em 17 jogos restantes, o que nos leva a um aproveitamento de 54,9%.
Entretanto, desde que chegou ao Vasco, o aproveitamento de Ramón é de 38,1%. É melhor do que os péssimos 21,4% de antes de sua chegada, mas ainda não é suficiente para livrar o Cruzmaltino. Sob a batuta dele, o Vasco saiu da lanterna do Brasileirão e atualmente está a cinco pontos de distância do primeiro time fora da zona de rebaixamento, que é o Bahia.
Entretanto, nos últimos cinco jogos, o cenário muda. O clube acumula 53,3% de aproveitamento, praticamente o que o clube precisa para atingir o “número mágico” de 45 pontos e superior ao que é necessário para chegar aos 42, corte que reduz o risco de rebaixamento de maneira drástica.
Nas próximas rodadas, o Vasco terá confrontos cruciais contra times como Santos, Coritiba e América Mineiro, adversários diretos na briga contra o rebaixamento. Em entrevista coletiva ao fim do jogo contra o Bahia, Ramón Diaz garantiu aos torcedores do Vasco da Gama que a equipe não irá cair:
– Uma mensagem para todo mundo e para a torcida do Vasco: o Vasco não vai cair, vamos lutar. Façam o que façam, o Vasco não vai cair. Vamos lutar até o fim.
+ Vasco quer treinar no Engenhão antes de clássico contra o Fluminense
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News