Rafael Martins de Sá foi determinante para a vitória do Flamengo pela 10ª rodada do Campeonato Carioca
Luiz Nascimento
O Vasco enfrentará o Flamengo pelas semifinais do Cariocão Betfair 2022. As duas partidas serão nesta quarta-feira, às 20h (mando do Vasco) e no domingo, às 16h, mando do Flamengo. E o árbitro escalado para este segundo jogo é um novo velho conhecido dos vascaínos.
Rafael Martins de Sá apitou o (até agora) único Vasco x Flamengo do ano. No jogo válido pela décima rodada, há dois domingos, no Nilton Santos, ele foi o árbitro da partida e sua atuação foi desagradável à torcida cruzmaltina. Apesar do Vasco ter aberto o placar, o juiz cometeu alguns erros de arbitragem, como por exemplo na não marcação de um pênalti pro clube de São Januário, no final do jogo, quando o time da Gávea vencia por 2×1. O volante rubro-negro João Gomes teria colocado a mão na bola, os jogadores vascaínos reclamaram e o juiz nem foi ao VAR para fazer a revisão. No dia seguinte, porém, o Vasco admitiu que não houve pênalti.
Agora, o pensamento é diferente. E o Vasco buscará contra o maior rival chegar às finais e quem sabe, esquecer as más atuações neste começo de temporada, como as derrotas nos clássicos e a eliminação precoce na Copa do Brasil. Para isso acontecer, o clube da Colina terá que reverter uma vantagem de dois empates que o Flamengo tem, por chegar à segunda colocação da Taça Guanabara.
E tem uma outra motivação para chegar à final: os finalistas do Campeonato Carioca ganham automaticamente vaga na Copa do Brasil de 2023. Caso o Vasco não chegue, terá que depender de um dos outros três grandes chegar à Libertadores, ganhar a Série B, ou se classificar pelo Ranking Nacional de Clube.