Dando início a temporada de 2023, a Federação Paulista de Futebol divulgou nesta quarta-feira a tabela da fase de grupos da Copa São Paulo 2023.
A Copinha começa no dia 2 de janeiro. Em 2023, serão 128 equipes, divididas em 32 grupos com quatro times cada. Os dois melhores avançam para a fase mata-mata. A final da Copa São Paulo será no dia25 de janeiro, data do aniversário da capital paulista.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
Transmissão dos jogos do Vasco na Copa São Paulo
O Vasco já tem data para estrear na Copinha de 2023. A caminhada rumo ao título começa no dia 4 de janeiro, às 19h30, contra o Capital-TO, com transmissão do SporTV.
A segunda rodada do Vasco será contra o Hercílio Luz SC, às 19h30, também com transmissão do SporTV.
A terceira partida e última rodada da fase de grupos será contra o Grêmio Osasco Audax-SP, às 19h30, com transmissão novamente do SporTV.
Conheça os adversários do Vasco na Copinha 2023
Para ajudar você, torcedor, o Papo na Colina vai, a partir de agora, falar dos adversários do Vasco nas duas primeiras fases da Copinha. Tem de tudo: de clube controlado pela Igreja Universal até time que enfrentou o Cruzmaltino na última Copinha.
Osasco Audax
Revelar atletas é parte do DNA do Audax. Fundado em 1985, como PAEC, sob a batuta do bilionário Abílio Diniz, do Pão de Açúcar, o clube participou da formação do meia Paulinho (veterano atualmente no Corinthians e com passagens até pela Seleção Brasileira). Em 2012, os clubes do Grupo Pão de Açúcar em SP e RJ (Sendas) passaram a se chamar Audax São Paulo e Audax Rio, respectivamente. Porém, em 2014, o antigo Audax São Paulo anunciou a sua fusão com o Grêmio Osasco, à época presidido pelo ex-jogador e hoje comentarista Vampeta. E foi como Osasco Audax, que o time fez história em 2016, quando foi vice-campeão paulista e onde começaram a aparecer as estrelas do goleiro Sidney (Sidão), do meia Danilo Neves (o Tchê Tchê) e do desconhecido Fernando Diniz.
Porém, após 2016, o Osasco Audax não foi mais o mesmo. Sem Diniz, Sidão, Ytalo (que hoje está no RB Bragantino) e Tchê Tchê, o clube caiu para a Série A2 e nunca mais voltou. Em 2022, amargou a Série A3 do Paulistão.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
Na Copinha, os Audaciosos já enfrentaram o Vasco. E neste ano. Foi na terceira fase. Na ocasião, o sub-20 vascaíno, que estava sendo um rolo compressor, não conseguiu ganhar do Audax em Osasco, e empatou em 1×1. Mas nos pênaltis, brilhou a estrela de Cadu Neves. Porém, o Vasco acabou sendo eliminado nas oitavas de final pelo São Paulo.
Hercílio Luz
Este é o segundo clube de futebol mais antigo de Santa Catarina. Fundado em 1918, representa a cidade de Tubarão, no sul do estado, e inclusive, tem dois títulos estaduais: em 1957 e 58. No entanto, passou por alguns períodos de inatividade e só voltou a ter maior estabilidade nesta década.
Nos últimos anos, entre outras coisas, o Leão do Sul chegou a jogar um torneio nacional pela primeira vez em 2019: a Série D, onde viria a ser eliminado pelo futuro campeão Brusque.
Em 2022, o Hercílio jogou a Série A do Catarinense, mas acabou perdendo para o Figueirense na segunda fase.
Capital/TO
O Capital é um clube novo, mas não nasceu com este nome. Originalmente, surgiu em 2012, como Ricanato, mas só fez a sua estreia profissional em 2015, na segunda divisão do Tocantins. E que estreia! Logo de cara, foi promovido. Após ter sido rebaixado em 2016, mudou de nome para o atual (CAPITAL FUTEBOL CLUBE), mas só conseguiu subir em 2019. Desde 2020, está na primeira divisão, e em 2022, o clube chegou a estar na semifinal do campeonato local, mas foi superado pelo Interporto.
Entre as contratações curiosas que envolveram o clube, esteve a do uruguaio Beto Acosta (ex-Corinthians e Náutico), que chegou a atuar profissionalmente mais recentemente.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.