Última equipe do atacante foi o Vasco, em 2017, marcando gols importantes no ano
Por: Luiz Nascimento
Nesta sexta-feira (10/12), o centroavante Luís Fabiano anunciou a sua aposentadoria dos gramados, com um vídeo em suas redes sociais. O artilheiro estava há quatro anos sem atuar devido à várias e seguidas lesões, que o impediram de continuar jogando. As informações são do Globo Esporte:
“Chegou a hora! Nos últimos quatro anos, eu lutei muito contra o meu corpo para voltar a fazer o que eu mais gosto. Foram muitas horas de tratamento, treinamento, fortalecimento, cirurgias, que foram duas, mas essa batalha eu não venci”, revelou o agora ex-jogador.
Luís Fabiano começou na base do Guarani, mas surgiu na Ponte Preta do fim dos anos 90, e foi um dos destaques do time que
foi quadrifinalista do Campeonato Brasileiro de 1999. Logo após esse bom começo, foi vendido para o Rennes, da França. Não se adaptou ao futebol francês, e logo foi contratado pelo São Paulo, para a primeira de suas três passagens, em 2001. No Tricolor do Morumbi, foram 212 gols em 347 jogos. O Fabuloso é o terceiro maior artilheiro da história do Clube da Fé e foi campeão do Rio-São Paulo de 2001, junto com Kaká, e da Sul-Americana de 2012.
Após a primeira passagem pelo São Paulo, Luis Fabiano foi para o Porto, de Portugal, mas brilhou mesmo no Sevilla, da Espanha. Pelo time da Andaluzia, foi bicampeão da Liga Europa. Além da Europa, o atacante foi para a China, jogar no Tianjin Quanjian, até que chegou ao Vasco, seu último clube, em 2017. Pelo Gigante da Colina, foram 20 jogos e seis gols, sendo peça importante para a surpreendente classificação à Libertadores de 2017. Os bons números nos clubes levaram o Fabuloso à Seleção Brasileira, onde foi
campeão da Copa América de 2004, da Copa das Confederações de 2009, e ainda foi titular na Copa do Mundo de 2010, com cinco jogos, três gols e uma assistência. Luís Fabiano encerra sua carreira com 405 gols em 749 jogos.