O técnico Maurício Barbieri vem buscando soluções para definir um elenco certeiro e competitivo para o Vasco no Brasileirão. Com carências no elenco e a espera da segunda janela de transferências, o treinador rodou potencialmente o time nas primeiras quatro rodadas do campeonato. Até o momento, Barbieri já utilizou 22 jogadores na competição.
Barbieri tem adotado uma postura tática de acordo com cada partida, variando o esquema tático e o perfil dos jogadores utilizados. Além dos oito atacantes, ele já escalou sete meio-campistas. O técnico busca encontrar a formação ideal para a equipe.
+ Vasco atrasa pagamentos a Corinthians e São Paulo por Piton e Léo, diz jornalista
Jogadores utilizados por Barbieri no Brasileiro:
Goleiro: Léo Jardim.
Laterais: Puma Rodríguez, Lucas Piton e Paulo Victor.
Zagueiros: Robson, Léo e Capasso.
Meio-campistas: Rodrigo, Jair, Andrey, Marlon Gomes, Galarza, Barros e Carabajal.
Atacantes: Pec, Alex Teixeira, Pedro Raul, Orellano, Figueiredo, Erick Marcus, Eguinaldo e Rwan Cruz.
Na última partida, no clássico contra o Fluminense, o treinador promoveu a estreia de Eguinaldo no Brasileirão. Já Erick Marcus, que entrou contra o Bahia, não ficou nem no banco.
O uso da base continua sendo uma estratégia do treinador em 2023, mesmo após a chegada de 16 novos jogadores na primeira janela de transferências. Ainda contra o Fluminense, três jovens atletas foram escalados como titulares, enquanto outros quatro entraram durante o segundo tempo. Essa estratégia tem se mostrado eficaz para o treinador, visto que ele busca achar o equilíbrio entre a experiência dos reforços e o potencial dos jogadores mais jovens.
Com apenas três novos atacantes, o técnico Maurício Barbieri tem apostado em jogadores como Pec, que tem se destacado como titular na equipe. Além dele, Figueiredo, Erick Marcus e Eguinaldo são outras opções ‘de cria’ para o setor.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.
Já o meio-campo tem sido um problema para o Vasco, que ainda não conseguiu encontrar um jogador com criatividade para a posição. O treinador tem escalado Rodrigo e Andrey, crias revelados pelo clube, ao lado de Jair, mas a falta de criatividade tem sido um obstáculo para o Gigante da Colina. Marlon Gomes, outro cria do Cruzmaltino, é a primeira opção do treinador para o setor quando precisa fazer alterações na equipe.
O Vasco teve como preferência inicial formar uma defesa sólida e forte, e vem cumprindo esse objetivo até o momento. Entretanto, para a segunda janela de transferências, o clube tem como meta buscar reforços para o meio-campo e ataque. Segundo informações, o Cruzmaltino procura um primeiro volante, um meia ofensivo e um atacante.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.