Apesar dos momentos ruins vividos pelo Vasco da Gama no Campeonato Brasileiro até o momento, Maurício Barbieri tem o apoio dos jogadores para a sequência de seu trabalho. Isso ficou evidente na fala de Léo, durante conversa com torcedores do Vasco no CT Moacyr Barbosa, onde exaltou o atual treinador da equipe e pediu paciência para o trabalho de Barbieri ser executado:
– A gente vai se cobrar e começar a ter resultado. A partir do próximo jogo vocês vão ver mudanças de resultados. Peço a vocês, de coração, independente se tem crítica ou não, esse cara é fantástico. O Vasco não vai ser rebaixado. Dê um voto de confiança para o Barbieri, ele chega 7 da manhã e sai 9 da noite.
Em um momento extremamente complicado, de crises e pressão externa para sua demissão, Barbieri acredita que a confiança do elenco em seu trabalho possa ser um fator chave para a volta por cima do Vasco no Brasileirão. Além do capitão Léo, outro jogador que vem assumindo um papel importante no vestiário é Alex Teixeira, que é o jogador mais velho do elenco, com 33 anos, e tenta passar experiência aos mais jovens do grupo.
– Você pode passar conhecimento, mas não pode passar experiência. A pessoa precisa viver para crescer com aquilo. Infelizmente, estamos passando por experiências dolorosas nos últimos jogos, e a expectativa é que a gente possa crescer – disse Maurício Barbieri após a goleada sofrida pelo Vasco contra o Flamengo
Apesar dos resultados não aparecerem no campo, os treinamentos realizados por Maurício Barbieri são muito elogiados e tem respaldo da diretoria e da 777 Partners. Com práticas intensas no dia a dia, os ensinamentos do treinador são passados, mas não conseguem se traduzir no dia do jogo, o que leva a crer que um dos principais fatores para a queda de rendimento do Vasco no ano é mental.
Entretanto, a falta de experiência também evidencia outro erro na montagem do elenco para a atual temporada. O único jogador acima de 30 anos contratado pelo Vasco nesse ano foi Gabriel Carabajal, que chegou por empréstimo do Santos e não entra constantemente nos jogos. Léo Jardim e Jair também tem experiência, mas no geral as contratações foram visando jogadores mais jovens, com potencial de revenda, mas sem muita experiência no cenário nacional.
– Acreditamos que temos jogadores que podem figurar no time titular, como Erick Marcus, Figueiredo, Gabriel Pec, que ganhou a condição de titular contra um jogador contratado, Rayan, que não tem nem 17 anos. Eles precisam de jogadores experientes ao lado. A gente busca jogadores experientes, sim. A filosofia do grupo é para jogadores mais jovens, mas 70% dos jogadores que a gente investiu tem mais de 25 anos. Mas, se o momento é de assumir a culpa, erramos em não ter jogadores com mais experiência do meio para a frente e vamos corrigir isso – disse Paulo Bracks, em entrevista coletiva
+ Tem vaga? Atacante Edu não ficará no Cruzeiro e aguarda propostas
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News