O Vasco da Gama faz um bom início de ano, e muito da consistência do time até o momento se deve aos atletas revelados nas categorias de base do clube. Só contra o Flamengo, o atual técnico da equipe, Maurício Barbieri, utilizou 8 jogadores oriundos da base: Andrey, Gabriel Pec, Rodrigo, Alex Teixeira, Marlon Gomes, Miranda, Barros e Figueiredo. No banco, ficaram Erick Marcus, Galarza e Eguinaldo, também crias do clube.
Muito vem se debatendo sobre o novo estilo de transição do jogadores da base do Vasco. Anteriormente a SAF e aos grandes investimentos no elenco, os crias da colina eram tratados como “solução”, e tinham grandes doses de responsabilidade desde seus primeiros jogos com a camisa do time. Dessa vez, em um elenco mais encorpado e com mais nomes importantes, os jogadores conseguem subir aos profissionais sem esse peso sobre si, e o processo de transição se torna mais gradual e efetivo. Maurício Barbieri falou sobre os jovens revelados em São Januário:
– Eles têm sido fundamentais, mas mais do que isso eu fico impressionado com a alegria que eles têm de vestir essa camisa, do dia a dia, de como se comportam, de como eles têm dado resposta de personalidade em jogos difíceis como este e como eles tem conseguido botar para fora todo o potencial deles sem sentir o jogo. Eu nunca escondi e vou reafirmar: o Abel Braga é uma figura maravilhosa, eu estou apaixonado de estar trabalhando com ele. A gente sempre conversa e uma das coisas que conversamos, e uma das coisas que ele encostou em mim e falou: “Esses meninos não estão sentindo nada, não. Está tudo bem.” Eu falei: “Que bom, vamos tentar jogar soltos, da melhor maneira”, e eu acho que foi isso que eles fizeram. Entraram bem no jogo. Estão num processo ainda. Por mais que tenham entrado no ano passado, estão fazendo uma transição noutro nível, noutra dinâmica, mas têm dado uma resposta bem positiva, estou muito feliz.
Outros jogadores da base fizeram seus primeiros jogos como profissionais já neste ano, como Rayan, Paulinho e GB, três joias do clube. O Vasco entra em campo contra o Bangu na quinta-feira para garantir sua classificação nas semifinais do Campeonato Carioca, e o jogo promete mais show dos meninos da colina.
+ “O time compete” Jornalista se rende ao Vasco após vitória contra o Flamengo
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News