Após dois anos sem disputar nenhuma competição oficial, o basquete do Vasco vai retornar neste ano. A categoria de base do Cruzmaltino irá disputar nesta temporada a LDB Sub-22 e, futuramente, a principal competição de basquete do país, a NBB.
Ao site oficial do Vasco, o atual coordenador técnico da pasta e ex-atleta multicampeão da NBB, Gegê Chaia comentou sobre a retomada do Gigante ao basquete, e explicou o foco nas categorias de base para esse processo.
“A retomada do Vasco não é só uma retomada, é um processo. É reiniciar uma máquina. A gente precisa fazer a máquina girar pra chegar no objetivo que a gente quer. Eu acho que não faria sentido a gente voltar com o profissional primeiro já que o maior espelho são os meninos da base, os meninos mais novos, que almejam chegar no adulto. Acreditamos que o primeiro passo para essa retomada seria voltar com as atividades na base, que é o nosso ponto de equilíbrio. Nosso foco é que esses meninos que estão começando aqui hoje, daqui a 10 anos, possam estar fazendo parte de um time sub-22, de um elenco profissional.
“A escolha foi feita pensando não somente no desenvolvimento esportivo dos meninos, mas também no desenvolvimento de vida de cada um deles, entendendo que isso influencia diretamente nos cidadãos que se tornarão. O Vasco oferece hoje no basquete uma estrutura de profissionais capacitados, dois ginásios aptos para receber treinos e jogos, material esportivo e histórias a serem escritas.
+ Jogador recusa proposta do Vasco e deve ser contratado por time Europeu
Por fim, Gegê explicou o motivo que fez ele aceitar esse grande desafio em voltar com um gigante para um esporte onde não deveria ter saído.
“A gente sabe a grandeza do Vasco da Gama historicamente e também a grandeza do Vasco no basquete, em âmbito estadual, nacional e internacional. A falta que o Vasco fez na modalidade foi muito grande e comoveu muita gente, então desde o momento que surgiu a oportunidade de voltar com as atividades aqui, todo mundo que está participando dessa retomada se dedica 200% para fazer a coisa acontecer.
“Nossa ideia além de voltar com a modalidade é deixar um legado pro club com um trabalho sério, bem feito, profissional e entregue de maneira exemplar numa instituição grandiosíssima.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News.