O Vasco vinha em ótima fase no Campeonato Brasileiro, mas teve dois tropeços recentes, contra Galo e Grêmio. Assim, os próximos jogos em casa serão essenciais para voltar com tudo na classificação do Brasileirão. Neste final de semana, a equipe enfrenta o Bragantino, em São Januário, e na próxima semana, o Fluminense.
Porém, o clássico carioca não será realizado na casa do Vasco, em São Januário, mas sim no estádio Nilton Santos, do Botafogo. Isso se deve por cota da proibição de BEPE, que não permite que clássicos contra Fluminense e Flamengo sejam realizados na Colina Histórica. A alegação é de risco de segurança.
+ Confira arbitragem de Atlético-GO x Vasco pela Copa do Brasil
Por isso, o canal Atenção Vascaínos entrou em contato com a instituição, que soltou uma nota explicando e justificando a proibição dos clássicos em São Januário.
Confira a nota do BEPE
“A vistoria técnica anual de segurança dos estádios realizada pela Secretaria de Estado de Polícia Militar, por meio do seu Batalhão Especial de Policiamento em Estádios veda a realização de clássicos estaduais no estádio de São Januárjo, que pertence ao Clube de Regatas Vasco da Gama.
A exceção são os clássicos contra o Botafogo de Futebol e Regatas, conhecido como o Clássico da Amizade, em que há um ambiente de boa convivência e sem um histórico de confrontos entre as torcidas de Vasco e Botafogo.
Vale salientar que a vistoria obedece a um dos artigos da Lei Geral do Esporte. O laudo aponta que o estádio de São Januário tem uma estrutura interna e externa peculiar que torna muito difícil promover a plena segurança dos frequentadores.
O documento também cita a dificuldade no trânsito das viaturas no entorno do estádio, em virtude das grandes aglomerações de pessoas e a capilaridade das vias da região, que possibilitam ocorrências de emboscadas e a fuga de torcedores violentos, como sendo um dos principais fatores para a proibição de clássicos estaduais no Estádio de São Januário.
Dados de inteligência do Batalhão Especial de Policiamento em Estádios apontam ainda que dentro da torcida do Vasco existe a presença de grupos de torcedores infiltrados, composto por indivíduos ligados à torcidas organizadas que se encontram banidas de frequentar estádios por força de uma decisão judicial, que são os principais responsáveis por praticar atos criminosos nas partidas realizadas no estádio do Vasco.
Sobre as partidas envolvendo torcidas organizadas de outros Estados, cabe destacar que estes grupos chegam ao Rio por meio das chamadas caravanas, que são escoltados por equipes da Polícia Militar desde o primeiro momento em que os ônibus acessam as dívidas do Estado do Rio de Janeiro até o local onde será realizada a partida.”
Vasco joga pela Copa do Brasil nesta quarta-feira
Duas semanas após as equipes se enfrentarem pelo Campeonato Brasileiro, Atlético-GO x Vasco da Gama entram em campo para mais um confronto. Desta vez será a partida de ida, pelas oitavas de final da Copa do Brasil. O duelo acontece no Estádio Antônio Accioly, nesta quarta-feira (31). às 21h30.
Na 3ª fase da Copa do Brasil, o Atlético-GO eliminou o Brusque com placar agregado de 5 a 2, em confronto disputado no final de maio. Por outro lado, o Vasco eliminou o Fortaleza em disputa por pênaltis após empate de 3 a 3 em São Januário, em um confronto muito apertado para ambas as equipes.
A TV Globo, os canais SporTV e o Premiere transmitem Atlético-GO x Vasco nesta quarta-feira (31), com bola rolando a partir das 21h30, pelo horário de Brasília.
+ Siga as redes sociais do Papo na Colina: Twitter, Facebook, Instagram, Youtube, Tiktok e Google News