Medida já era planejada pela CBF, mas foi atrapalhada pela pandemia
Luiz Nascimento
O calendário do futebol brasileiro em 2023 só será divulgado no fim do mês, mas já tem uma importante novidade: não teremos jogos nas chamadas datas-FIFA. A informação foi confirmada pelo presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, ao blog Panorama Esportivo, do jornal O Globo.
A CBF já estava planejando a medida, mas a pandemia adiou os planos. Outro fator que deve dar mais tranquilidade aos clubes é que a temporada de 2022 acabará em novembro por causa da Copa do Mundo, o que acaba dando mais tempo de pré-temporada. Vale lembrar que em 2021, o calendário começou apenas uma semana após a temporada de 2020 e em 2022, a pré-temporada foi adiantada por causa do Mundial do Catar.
Com a medida, clubes como o Vasco não perderiam jogadores para a Seleção Brasileira em jogos importantes, como tem sido o caso deste ano, com as frequentes convocações do meia Andrey Santos para a Seleção Brasileira sub-20.
A entidade quer repetir a mesma lógica em 2024, com outra novidade: um encurtamento maior dos estaduais, que hoje ocupam 16 datas no calendário.