Atacante teve seu contrato suspenso com o Dínamo de Kiev, em razão da guerra na Ucrânia
O Vasco está buscando reforços para vários setores, especialmente o ataque, uma das maiores carências do time comandado por Zé Ricardo. Entre vários nomes analisados pelo scout vascaíno, um chama muito a atenção, sobretudo por causa dos bons números, mas também porque pode vir de graça para São Januário: é o uruguaio Carlos de Peña, atacante de 30 anos do Dínamo de Kiev.
Peña, que pode jogar como segundo atacante ou ponta esquerda, está no time ucraniano desde 2019. Neste período, foram 102 jogos, 26 gols, 26 assistências e 5 títulos (duas Taças da Ucrânia, duas Supertaças da Ucrânia e um Campeonato Ucraniano). O jogador foi revelado pelo Nacional-URU em 2013 e em 2015 foi para o Middlesbrough, da Inglaterra. Chegou a ser rebaixado para o time sub-23 e a ser emprestado para o Real Oviedo, da Espanha. Voltou ao Nacional em 2018, onde jogou 25 partidas e fez apenas um gol, antes de rumar para o Leste Europeu.
Na temporada atual, o uruguaio atuou 23 vezes, sendo 16 pelo Campeonato Ucraniano (competição em que fez seus dois únicos gols na temporada – ambos em uma goleada do Dínamo contra o Kolos por 7×0), a final da Supertaça Ucraniana e seis jogos pela Champions League, todos na fase de grupos. Sua última partida foi em 12 de dezembro, no empate do time de Kiev por 1×1 contra o Zorya Luhansk. Como a Ucrânia está em guerra, a FIFA suspendeu os contratos de todos os jogadores estrangeiros que atuam naquele país e com isso, Peña pode vir de graça por empréstimo temporário.
O Vasco tem atualmente para a ponta os seguintes jogadores: Gabriel Pec, Vinícius e Riquelme, que apesar de ser lateral-esquerdo, tem sido usado por Zé Ricardo como ponta-esquerda, além dos meias Bruno Nazário e Jhón Sánchez, improvisados. Peña chegaria justamente para o extremo esquerdo do campo, posição muito carente de jogadores.
POR: Luiz Nascimento