O técnico foi muito criticado após a eliminação da Copa do Brasil
Por: Saint’ Clair Silva
Nesta quarta-feira (09), o Vasco foi eliminado da Copa do Brasil pela Juazeirense, clube da quarta divisão nacional. A despedida precoce da competição não estava nos planos da diretoria cruzmaltina.
Apesar da surpresa com a eliminação, o gerente de futebol Carlos Brazil, disse ao GE que o clube não pretende reformular a comissão técnica no momento.
– A troca de treinadores no futebol brasileiro é uma cultura que precisa acabar. Zé Ricardo tem minha total confiança, tem ideia de jogo interessante, é um profissional dedicado, chega ao CT 8 da manhã e sai 10 da noite. A comissão técnica é muito séria e competente. Tirar o treinador só faz atrasar o avanço. O grupo todo respeita muito o Zé, não tem motivo para cogitarmos a saída dele – disse Brazil, que completou:
“Nosso maior objetivo é a Série B. São dois meses de trabalho, é muito pouco para a formação de um elenco. Julgar hoje o trabalho do Zé é até injusto, não se faz um time em tão pouco tempo”.
Os números estão a favor do técnico, que tem 63,8% de aproveitamento na temporada, somando sete vitórias, dois empates e três derrotas em 12 jogos. O Vasco perdeu todos os clássicos que disputou, mas conseguiu se classificar para as semifinais do Campeonato Carioca com antecedência.
– Contra o Fluminense (9ª rodada da Taça Guanabara) não jogamos bem, mas acredito que jogamos bem contra o Flamengo (10ª rodada). São times de outra prateleira, gostaríamos muito de jogar contra eles de igual para igual, só que hoje não tem como estar na mesma prateleira. É difícil para o torcedor entender isso, e me coloco no lugar deles o tempo todo, o Vasco tem que estar em cima. Já na Copa do Brasil a gente saiu de forma prematura, mas temos que entender que o objetivo do ano é o acesso. Tudo está servindo como preparação – afirmou o gerente vascaíno.
Nesta quinta-feira, Brazil e Zé vão avaliar o que deu errado em Juazeiro, com o intuito de acertar o time para o início do Brasileirão, que começa no próximo mês. Contudo, a visão de dentro do clube é que Zé Ricardo precisa de melhores condições de trabalho, mais especificamente, de material humano.
– O empréstimo de R$ 70 milhões foi para cobrir o orçamento do ano, e esse dinheiro não poderá ser usado para contratações, como me disseram. Estamos seguindo a mesma linha, procurando reforçar o elenco dentro da realidade do Vasco. A gente conversa com muitos jogadores em busca de oportunidades possíveis para o momento do clube. Temos um norte, mas análise de mercado trabalha com todo tipo de jogador. Não deixamos também de olhar para jogadores mais renomados e caros, porque no momento que a SAF entrar, se for aprovada, a gente vai estar preparado para isso – afirmou Brazil.
O gerente de futebol sabe que a realidade financeira da SAF ainda não é possível e não pretende iludir o torcedor. E completa dizendo:
– A gente pensa em contratar mais quatro ou cinco jogadores até a Série B. Temos algumas prioridades: lateral, zagueiro, pontas e talvez um meia. Tudo depende das oportunidades no mercado.
Os pontas já são uma necessidade antiga no clube, que não conseguiu trazer ninguém para a posição por conta da dificuldade no mercado. Após o empréstimo, as dificuldades podem diminuir, já que os salários em dia trazem mais credibilidade ao Gigante.
Quanto a eliminação para a equipe baiana, Brazil diz que as condições de jogo dificultaram uma análise mais técnica. Além disso, o dirigente teceu críticas ao regulamento da competição.
– Eu considero ruim o regulamento, não tem vantagem ser melhor ranqueado. Fomos obrigados a jogar num campo com condições muito ruins, sem querer justificar a eliminação. Mas não é adequado para o que consideramos um futebol evoluído, é um modelo que tem que ser repensado. Acho que tem que jogar na casa daquele que está melhor no ranking – concluiu.
Portanto, o vascaíno deve aguardar o fim dos estaduais para ver novas movimentações do Vasco no mercado. O Cruzmaltino vai a campo neste domingo, às 16 horas, enfrentar o Resende. O time de São Januário já está classificado para as semis.